UNWA: a primeira Semana de Moda de São Tomé e Príncipe

Depois de cerca de 2 anos no forno, de 24 a 29 de Julho, a primeira edição da São Tomé e Príncipe Fashion Week (STPFW) invadiu a cidade de São Tomé com glamour, cores, tecidos, música, dança e muita energia positiva.

O Co-organizador da Semana da Moda de São Tomé e Príncipe, Dário Pequeno Paraíso, disse que o conceito da STPFW é possibilitar aos estilistas sãotomenses a plataforma certa para mostrarem o seu trabalho. “Não havendo (ainda) essa indústria torna-se imperativo fomentar a mesma. Ao criarmos este espaço, damos o impulso para as indústrias criativas ligadas às artes, e consequentemente, à indústria da moda a profissionalizar-se, gerando assim o crescimento da própria indústria. O conceito é simples – os palcos da STPFW serão o culminar de meses, e até, de anos de trabalho de muitos estilistas sãotomenses. E não esquecendo também dos nossos manequins, pois sem eles não há quem faça boa justiça às criações dos estilistas convidados.”

Pequeno Paraíso contou ao STP Digital que a próxima edição já se encontra em fase de desenvolvimento. “Antes da 2ª edição temos um compromisso de forma transversal com todas as vertentes do mundo da moda. Iremos ter mini eventos, showrooms, conferências, formações etc. Projetamos realizar a 2º SEMANA DE MODA DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE em 2019.”

Um dos principais entraves para a realização de qualquer projeto é o financiamento, que em São Tomé e Príncipe é especialmente difícil de angariar. O jovem mentor da Semana da Moda de São Tomé e Príncipe disse que o orçamento do evento foi muito limitado mas frisou que o desafio não recai no valor, “o desafio recai na coordenação das equipas e a montagem dos palcos. Este foi dos nossos maiores desafios.”

Pelas passarelas da STPFW passaram criações de estilistas nacionais, angolanos e portugueses. Os sãotomenses puderam ver colecções de Roselyn Silva, Nadiareth Barros, Filipe Faísca, Hassie Oliveira, Manuela Soares, Dino Alves, Antonieta Almeida, Catarina Sequeira e Nadir Tati. Para a estilista sãotomense, Antonieta Almeida, este evento foi muito importante para o reconhecimento da moda nacional e internacional. “Quando se falava de moda o nosso país não era destacado mesmo tendo muito bons talentos por descobrir. Por exemplo, eu fui descoberta internacionalmente. Este evento foi muito importante para a nossa cultura e para o turismo nacional e descoberta dos nossos talentos. Agradeço muito a organização do evento e espero que esta iniciativa continue, os meus parabéns a todos que fizeram acontecer.”

Foto: Carla Rebelo

A estilista acrescentou ainda que adorou a experiência e sublinhou que a organização fez um ótimo serviço e trabalho de casa. “Nem parecia que era um trabalho inicial, como se diz um bebé... foi um trabalho de adultos e com experiência teórica e na prática. Os meus parabéns a todo São Tomé e Príncipe! SOMOS CAPAZES DISTO E MUITO MAIS.”

Durante a Semana de Moda também aconteceram workshops sobre maquilhagem, cabelo afro, fotografia, blog de moda, backstage, cores, tendências e tecidos. A profissional de marketing Soraya Rita, que participou em alguns dos workshops, disse que ficou surpreendida com a participação masculina nas oficinas. “Houve bastante interação com o público, não foi algo que foram para ali só falar. Houve espaços para as pessoas colocarem dúvidas e partilharem experiências. Aprendi truques sobre maquilhagem, apesar de não ser dada a maquilhagem há sempre uma ou outra coisa que se pode aprender para esconder os defeitos e destacar qualidades.”

Kyssia da Mata, co-organizadora da STPFW, disse ao STP Digital que a principal dificuldade foi lidar com alguma falta de seriedade e profissionalismo, mas confessa que o evento correu melhor do que esperava. “Estávamos assustados com tudo e por isso baixamos a expetativa. Mas foi muito positivo. Aprendemos muito.”

A fashion blogger, Maísa Ferreira, disse que ficou surpreendida com a STPFW. “Os desfiles, estilistas, as manequins, a organização, o background dos shows. Tudo! Cada detalhe... Foi um sucesso enorme e estou muito orgulhosa de São Tomé e dessa massa de pessoas que amam a moda tal como eu e deram o máximo de si para que esse evento ganhasse vida.” Maísa Ferreira foi oradora de um dos workshops onde falou sobre moda e sobre blogs de moda. “A maior mensagem que passei foi lembrar as pessoas que moda é uma forma de expressão e temos de utilizá-la para mostrarmos o que somos e como vemos o mundo. Temos de ser autênticos e fiéis a nossa identidade e nunca ter medo de ousar ou sermos nós mesmos.

Foto: Carla Rebelo

A jurista Annia Sousa adorou os cenários escolhidos para os desfiles: “A Fortaleza S. Jerónimo, o Museu Nacional e o Palácio dos Congressos, lugares de memória cujos significados simbólicos são fundamentais na preservação da nossa identidade cultural terem sido escolhidos (a dedo ou não) pela organização da 1.ª edição do STFW para realização dos diferentes desfiles, casaram, a meu ver, criatividade, cultura e, de certa forma, aspectos históricos. De São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal pude apreciar, a mistura de cores, a qualidade e a beleza das colecções de alguns estilistas que já conhecia, bem como descobrir a excentricidade de outros. Meu coup de coeur foi a colecção da Nadir Tati com peças giríssimas, ousadas e trabalhadas ao detalhe.”

A STPFW foi criada com o objetivo de promover e evidenciar os costumes e tradições da cultura sãotomense, colocando São Tomé e Príncipe como referência no panorama dos eventos de Moda internacionais. Depois de UNWA, a fasquia ficou mais elevada e o público anseia por mais.

Escrito por
Katya Aragão
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade