«12 Poetas de São Tomé e Príncipe» ponto alto da V Feira do Livro de STP em Portugal

No quadro da V Feira do Livro de São Tomé e Príncipe em Portugal, organizado pela Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal em parceria com a Plataforma Cafuka, foi lançado no dia 12 de Julho o primeiro fanzine colectivo com poesia de autores são-tomenses. Uma iniciativa que enquadrou-se nos festejos da independência do país.

Intitulado 12 Poetas de São Tomé e Príncipe, o objectivo que norteou a iniciativa para a criação desta primeira antologia, foi a divulgação das autoras e autores de São Tomé e Príncipe, muitos deles anónimos do grande público são-tomense por escassas obras no mercado ou mesmo inexistência.

Segundo as organizadoras e fundadoras da AfroFanzines ( Raja e Inês) , as edições dos Fanzine são em regra artesanais, com materiais rústicos ( imprenso em papéis não convencionais, costurados com ráfia, cordel, etc.), tentando encontrar materiais ou capas que tenham algo a ver com o imaginário e/ou país de origem dos autorais.

Para este fanzine dedicado a São Tomé e Príncipe, teve na sua capa a aplicação da fibra do troco das bananeiras, questionadas quanto a escolha, as organizadoras frisaram que embora não conheçam o país “sabemos que a bananeira é uma planta importante para a sobrevivência”

Espera-se segundo elas com essa iniciativa ter dado um contributo para uma maior divulgação de autoras e autores santomenses, independentemente da sua atual visibilidade literária para uma boa parte da população. Ela representa vida, alimento, artesanato, artes e expressão cultural do país.

Também foi apresentado na mesma Feira, o novo livro da Goretti Pina, conceituada escritora santomense, nascida na Ilha do Príncipe, e recentemente selecionada para o programa “Bolsas Criar Lusofonia” do Centro Nacional da Cultura.

O livro Respiração dos dias, trata-se de um conjunto de poemas da Goretti Pina, com temas diversos, escrito em épocas distintas. Alguns sobre São Tomé e Príncipe, outros sobre questões/comportamentos e alguns mais sobre a amizade, amor e perdas de pessoas queridas. A apresentação esteve ao cargo de Delmar Maia Gonçalves, Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos.

A V Feira do Livro de São Tomé e Príncipe em Portugal durou 2 dias, teve como foco de homenagem o povo de angolares, “escolhemos homenagear o povo Angular e exaltar a união nacional, de Caué a Pague. Somos todos primos, somos todos filhos de S. Tomé e Príncipe” manifestou Maomé Smith, Presidente da Men Nón no seu discurso oficial, inaugurando assim um momento que serviu de pretexto para uma vez mais ser um momento de reflexão, partilha, atuações de cantores e sensibilização. Um evento que por mérito próprio já se tornou uma referência para o país e toda a diáspora.

Escrito por
Mário Lopes
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade