Primeira etapa da quarta edição da volta do cacau 2013

Volta do Cacau 2013

A capital santomense acordou no dia de ontem com movimentações pouco habituais, bicicletas a tomarem conta da praça de independência, centenas de pessoas a dirigirem a mesma praça, ruas cercadas pelo corpo policial, sirene dos carros de polícia e das ambulâncias, todo este aparato era o sinal que estava à porta mais uma edição da prova rainha do ciclismo nacional, a volta do cacau em bicicleta 2013.

Com um contingente de18 corredores, repartidos por três equipas, Benfica de Luanda, Selecção de Angola e Santos FC, os angolanos que nos têm prestigiado com a sua presença neste evento, figuram como os grandes favoritos à conquista, mais uma vez, da tão desejada camisola amarela, que nas edições anteriores foi arrebatada pelos seus conterrâneos, Igor Silva por duas vezes e Osvaldo Jacinto. Com poucos argumentos para contrapor os dos angolanos, São Tomé e Príncipe, que participa nesta edição com 12 corredores, distribuídos em duas formações, deposita no regressado Daladier Coelho, e Edney Nascimento (campeão nacional), e na experiência do eterno Alberto Pereira, para poderem vestir a camisola amarela. Esta prova é , cada vez mais, um evento internacional, a confirmá-lo temos pela primeira vez na prova, a presença de uma formação de Macau, pelo contrário a equipa D´Helvetia de Portugal, lamentavelmente na última da hora anulou a sua participação na competição. Com o arranque na praça da independência, a primeira etapa que foi disputada em circuito urbano, só veio comprovar a supremacia dos angolanos, que numa só assentada colocaram nove corredores nos 10 primeiros lugares.

Reforçou-se a hegemonia do Igor Silva, que demostrou mais uma vez que aos poucos está a assumir-se como o rei das estradas nacionais. O nível apresentado pelos ciclistas nacionais, deixou de um certo modo decepcionado os dirigentes angolanos, que estavam a espera de maiores dificuldades, por parte da equipa nacional, o que não aconteceu na primeira etapa, como revelou Carlos Araújo um dos homens fortes do ciclismo angolano, que elogiou a organização do evento.

A prestação sombria dos nossos corredores, na etapa inaugural, deveu-se a vários factores, entre eles a falta dos corredores de fundo, e bicicletas com qualidades, como nos avançou o presidente da modalidade Tiziano Pisoni, frisando que no dia de hoje, teremos mais chance de subir ao pódio, e quiçá recuperar algumas camisolas. Dos corredores nacionais, o mais esclarecedor foi o Ediney Nascimento, que cortou a meta a 12 minutos e 59 segundos do Igor da Silva. Para a etapa de hoje os ciclistas nacionais, com destaque para como o Daladier Coelho e Ediney Nascimento, duas maiores esperanças nacionais, prometeram lutar para fazer sonhar os santomenses.Com o prestígio adquirido nas edições anteriores, várias são as empresas e instituições que se engajaram na realização do evento.

Emery d'Alva em representação da CST, empresa que patrocinou a primeira etapa, salientou que a iniciativa da sua companhia é para continuar. Álvaro Silva, do BGFI-Bank, um dos patrocinadores da volta, apela as outras as entidades a investirem também neste evento e espera que a prova possa correr da melhor forma possível e que vença o melhor. Aureliano Pires, representante da CECAB-STP, frisou que a organização que faz parte está motivada em apoiar a federação da materialização da volta do cacau.

António Fortunato, Adido Cultural da Embaixada de Angola, entidade que patrocinou a camisola amarela, mostrou-se satisfeito com a organização, revelando que Angola estará sempre disponível para cooperar com o São Tomé e Príncipe nesta causa. Depois da etapa inaugural, o dia de hoje será destinado à realização da segunda etapa, que ligará a cidade capital ao sul da ilha de São Tomé, mais concretamente a Porto Alegre, num total de 72.7 km. A ver vamos! Qual será a resposta dos corredores nacionais, na etapa de hoje.

Escrito por Gil Vaz

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade