Vai ao rubro a 4ª edição da volta do cacau 2013

Volta do Cacau 2013

Seguindo as pisadas da etapa inaugural, a segunda ronda da volta, que ligou a cidade capital, (frente do Palácio do Governo), ao extremo sul da ilha de São Tomé, Porto Alegre, despertou mais uma vez atenção de multidões de populares, que brindaram pela segunda vez consecutiva, os corredores, com o seu calor humano, no acto da partida. Etapa que era dada como a da reviravolta, foi antecedida, por breves palavras do Primeiro-Ministro Gabriel Costa, que desejou o bem haja a todos e que vença o melhor.

Depois do domínio de Angola na etapa inaugural, São Tomé e Príncipe, teve no dia de ontem o direito a resposta, quebrando de uma certa forma a supremacia de Angola, colocando desta vez cinco corredores, entre os 10 primeiros da etapa, ao contrario de um, na primeira etapa, uma situação que deixou em delírio centenas de pessoas que estiveram em Porto Alegre, para assistirem de perto a replica dos corredores nacionais.

Mais uma vez os corredores tiveram apoio incansável por parte da população, em especial os da casa, que ao longo de percurso foram ouvindo frases como: “força campeões,vocês conseguem”. Este calor sentido ao longo da etapa, bem como a determinação, foram sem dúvida as grandes armas dos ciclistas santomenses, para enfrentarem a dor e a dificuldade apresentada pelo percurso.

Depois da proeza de ontem, os ciclistas nacionais, Edney Nascimento e Daladier Coelho, dois dos primeiros santomenses a cortarem a meta, na sexta e sétima posição respectivamente, prometem continuar a lutar para poderem vestir o país de amarelo, no final da volta, mesmo sabendo que a ronda de hoje, que ligará a cidade de Neves à localidade de Santa Catarina, não se figura nada fácil para as cores nacionais, mas acreditam em poder fazer história na derradeira prova de amanha.

Tiziano Pisoni, presidente da federação santomense da modalidade, que considerou positivos estes dois dias da competição, reconheceu que para etapa de hoje, os corredores nacionais não terão muita chance para discutirem a camisola amarela, mas sublinhou que os mesmos irão lutar por outras camisolas, que estarão em disputa.

Por sua vez Igor Silva, o vencedor das duas etapas, era um homem muito feliz, e agradeceu o staff da sua equipa, por todo trabalho que tem realizado, para o manter vestido de camisola amarela.

A segunda etapa que ficou marcada pela prestação positiva dos atletas nacionais, mereceu rasgados elogios por parte dos moradores de Caué, que foi manifestado na voz do presidente da autarquia local, Américo Pinto.

Lidera a prova o Igor Silva de Benfica de Luanda, seguido de Cruz Tuto e Dario António de Selecção de Angola.

O melhor ciclista nacional é o Ediney Nascimento que ocupa a sétima posição, a 21 minutos e 53 segundos do líder da prova. Por sua vez o melhor corredor de Macau, o país que participa pela primeira vez na prova, é o Wa Kok Mun, no lugar 17.

Para o dia hoje, estará à espera dos corredores, a prova de contra relógio, que interligará a cidade de Neves à de Santa Catarina, num total de 16 km. Na edição finda o grande vencedor desta etapa foi o angolano Igor Silva.Qual nação irá escrever o próximo parágrafo desta história, que tem o nome da volta do cacau. A ver vamos!

Escrito por Gil Vaz

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade