Empresário taiwanês pretende investir em STP

Nobu Su, empresário taiwanês e proprietário de um dos maiores cargueiros do mundo, H-Whale, que acaba de deixar as águas são-tomenses, está a negociar com o Governo são-tomense a possibilidade de investimento no País. A embarcação tem 340 metros de comprimento, 60 de largura e 31 de altura.

“Nós acreditamos que STP tem grande capacidade, porque é um país cercado por água do mar e gostaríamos de ser o primeiro a negociar com o Governo uma parceria na área marítima. Este barco tem capacidade para transporte de petróleo e seus derivados e outros produtos sólidos”, disse Nobu Su. O navio tem capacidade para 320 mil toneladas e oferece todas as condições de transbordo de mercadorias no alto mar. Daí o interesse das autoridades são-tomenses em negociar com o seu proprietário.

“É consensual que SãoTomé e Príncipe pode ser uma plataforma de serviços, então este empresário está em discussão com o Governo e trouxe este barco para mostrar aquilo que ele sabe fazer. É um barco que tem características tecnológicas muito estáveis que permitem o transbordo de mercadorias no alto mar. A ideia é ver se consegue fazer algum transbordo logístico no mar de São Tomé e Príncipe, já que nós não temos ainda instalações em terra. O nosso mar tem profundidade suficiente, o barco precisa de 23 três metros de profundidade e dá para fazer o transbordo de mercadorias sem necessidade de um porto”, disse o primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Este ano de 2012, STP e Taiwan celebraram 15 anos de assinatura do acordo de cooperação diplomática. Uma relação que deu um pontapé de saída significativo no ano 2012, através de assinatura deste acordo que regulamenta a concessão de vistos. Esta facilidade é um conjunto de portas que se abrem para o País. Resta aproveita-las com vista a contribuir para o desenvolvimento de São Tome e Príncipe, abrindo o mercado e as oportunidades de turismo.

As negociações estão em curso e o primeiro-ministro disse que vai esperar por uma proposta mais detalhada do empresário taiwanês. “O empresário está interessado e pedimos para fazer-nos uma proposta mais concreta e vamos estudar quais as vantagens reais para o nosso país e é evidente que, se houver vantagens, vamos avançar”, explicou o Primeiro-ministro.

Patrice Trovoada acompanhado do ministro secretário-geral do Governo, ministro das Obras Públicas e Recursos Naturais, ministro da Defesa e Segurança Pública e o ministro de Descentralização e Assuntos Parlamentares fizeram uma visita de prospecção ao navio. H-Whale permaneceu dois dias nas águas de São e Tomé e Príncipe.

Fonte: Jornal Parvodigital.info

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade