STP ambiciona integrar-se na rota do comércio internacional

Direcção de Comércio apresenta estudo sobre a integração do sector ao nível internacional, com o objectivo de potenciar a exportação e fortalecer a balança de pagamento nacional.

Acha que é um desperdício de matéria-prima cada vez que deita o lixo fora? Pois bem, desde o mês passado que a Câmara Distrital de Água Grande (CDAG) disponibiliza no Vazadouro de Penha um espaço para tal, a todos aqueles que se queiram desfazer de forma responsável dos seus resíduos.

A estratégia para a integração do sector na rota do comércio internacional, passa por uma maior aposta das autoridades nacionais nas fileiras agrícolas, agro-alimentar e de transformação dos produtos locais, com vista a dar maior visibilidade internacional aos produtos nacionais e potenciar deste modo a exportação.

A ausência de politicas claras para relançar o sector de comércio por parte das autoridades nacionais com responsabilidade na matéria, faz de S.Tomé e Príncipe, um país onde a taxa de exportação é quase nula devido a baixa produção nacional.

Daí a vontade das autoridades ligadas ao sector em definir planos que posiblibitam a inclusão do comércio nacional na rota inter nacional.
De acordo com o director de Comércio, Fernando Amadeu, « o que acontece é que precisamente esse projecto virá na perspectiva de encontrarmos fileiras agricolas da agro – alimentar e da agro-transformação que possam potenciar o nosso comércio» disse Fernando Amadeu.

Uma outra vertente do projecto consiste em reduzir a pobreza e diminuir a dependência alimentar. 50 mil dólares é quanto as autoridades nacionais têm nas mãos para executar o projecto numa primeira fase. O êxito da execução poderá abrir financiamentos futuros na ordem de 300 mil dólares.

Uma missão do PNUD deverá deslocar-se ao país no mês de Junho com o objectivo de seleccionar alguns micro- projectos para um possivel financiamento.

Carlos Tiny

Fonte: Jornal Digital Téla Nón

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade