Energias eólica e solar já dão os primeiros passos na Ilha do Príncipe

É uma resposta da CST, à visão estratégica de desenvolvimento definida pelo Governo Regional do Príncipe, assente na preservação do meio ambiente. A nova estação que produz em simultâneo energia eólica e solar, alimenta a rede de telecomunicações da CST no Príncipe.

Com a produção de energias renováveis, para alimentar as unidades de telecomunicações instaladas na ilha do Príncipe, a CST acredita que a médio prazo o custo de exploração das telecomunicações no Príncipe vai baixar de forma acentuada.

Antes, a CST utilizava grupos autónomos de geradores para garantir os sinais das telecomunicações na ilha do Príncipe. A despesa com o gasóleo inflacionava o custo de exploração das redes de telecomunicações na região autónoma.

A primeira estação de produção conjunta de energias eólica e solar, custou a CST mais de 120 mil euros. Uma infra-estrutura que segundo a administração da empresa, vai de encontro a visão estratégica de desenvolvimento do Príncipe, definida pelas autoridades regionais. «A escolha da CST da ilha do Príncipe, não foi por acaso. Numa região onde se impõe a preservação da natureza, quis a CST assim contribuir com bons exemplos», declarou José Jardim, administrador delegado da CST.

O Administrador delegado da CST, garantiu aos dirigentes do Príncipe, que podem contar com a empresa no processo de desenvolvimento da ilha. O Presidente do Governo Regional disse que a CST interpretou e bem a visão estratégica de desenvolvimento que Príncipe escolheu. «Isso para nós é motivo de grande satisfação, porque se a CST interpretou bem a nossa visão estratégica de desenvolvimento cabe-nos a nós também sermos responsáveis para garantir o funcionamento desse sistema energético na ilha», frisou José Cassandra, Presidente do Governo Regional.

As novas tecnologias de comunicação e informação, também chegaram na última semana a escola secundária do Príncipe. CST em parceria com o projecto Escola + financiado pela cooperação portuguesa, instalou uma sala de informática no centro de ensino da ilha.

Note-se que há alguns meses a Praça Marcelo da Veiga no Príncipe, tornou-se numa praça digital, fruto da parceria entre o Governo Regional e a empresa de telecomunicações, CST.

Abel Veiga

Fonte: Jornal Téla Nón

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade