S.Tomé e Príncipe pode vir em breve a pôr termo interdição do seu pescado para União Europeia

S.Tomé e Príncipe tem em curso medidas para pôr termo a interdição e reexportar em breve o seu pescado para os países da União Europeia, soube hoje, no arquipélago.

O tal anúncio foi feito pelas autoridades nacionais que contam com um auxílio financeiro de Espanha em 1,5 milhões de Euros para construção em fase conclusiva, na cidade de Neves, no distrito de Lemba, 27 a norte da capital santomense, de um centro de tratamento e conservação de peixe no país.

Neste sábado, o primeiro – ministro, Patrice Trovoada visitou o local para se inteirar dos trabalhos já realizados e manifestou – se bastante optimista quanto ao futuro do citado projecto.

De acordo com suas afirmações, à imprensa local, o Executivo perspectiva para este complexo a hipótese de vir, também, acolher um estaleiro para auxílio técnico e logístico aos barcos de pesca semi-industrial e industrial de S.Tomé e Príncipe, assim como dos países do golfo da Guiné.

"Temos grande potencial em peixe no país", reconheceu primeiro-ministro, lamentando, que as vezes coloca – se o problema de sua conservação.

Por sua vez, João pessoa, director-geral das pescas, em declarações à STP-Press, disse que a instalação entrará em actividade nos próximos 45 dias, terá capacidade para tratar três toneladas de peixe diariamente, congelar seis e, conservar 22, traduzidos em cerca de 2.400 toneladas/ano.

Além de viabilizar reexportação com o fito de se pôr termo ao embargo da União Europeia que data há 20 anos, o empreendimento construído no antigo complexo pesqueiro de Neves, e com 150 metros de dimensão, visa ‘’regular o fluxo de peixe fresco nos mercados de S.Tomé e Príncipe.

Fonte: Jornal STP-Press

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade