Bruxelas pode vir a levantar em breve embargo ao pescado santomense

A União Europeia (EU) pode vir em breve a levantar o embargo aplicado ao pescado de S.Tomé e Príncipe, admitiu hoje, em São Tomé, o Ministro responsável pelo pelouro das Pescas.

Agostinho Fernandes, Ministro que tutela a área da economia do arquipélago, admitiu tal hipótese quando falava esta terça-feira numa programa televisivo denominado "Grande Entrevista", no qual, informou que as autoridades santomenses já deram importantes passos visando a satisfação de um pacote de exigências das autoridades de Bruxelas.

"As condições exigidas pela EU estão a ser paulatinamente satisfeitas, e estou convencido que em breve, ultrapassaremos essa situação e teremos o nosso pescado no mercado europeu", adiantou o Ministro do Plano e Desenvolvimento.

Na sequência de uma série de anomalias detectadas em São Tomé, há mais de dez anos, com a falata de qualidade do pescado, Bruxelas, decidiu suspender a exportação do peize das Ilhas de S.Tomé e Príncipe para Europa.

De entre as acções já satisfeitas, Fernandes apontou a criação de um corpo de inspectores para examinar a qualidade do pescado, assim como a instalação de um laboratório, no centro de processamento do pescado na Cidade de Neves, 27 km à norte da capital deste arquipélago.

Referiu – se também a aposta das autoridades em baixar o preço do pescado no mercado nacional, pontuando negociações em curso com um parceiro, do qual, não revelou o nome, que vai introduzir no país três embarcações de grande porte para exploração da pesca simi -industrial.

Apesar de algum reforço em termos de apoio material e financeiro visando potenciar a pesca artesanal no país, reconheceu no entanto que a que a situação da pesca continua longe de satisfazer as necessidades

Artigo publicado no: www.stp-press.st

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade