SATOCAO inaugura Centro Industrial e Tecnológico em Morro Peixe

A SATOCAO inaugurou no último fim de semana o Centro Industrial e Tecnológico em Morro Peixe e recebeu também o Prémio de Inovação e Certificação Internacional na contribuição para o desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe, que foi entregue pela representante da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Asta Valdimarsdottir.

O evento ficou marcado pelos discursos do Presidente da SATOCAO, Philippe Perles, do Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, António Graça Dias e do Responsável de Produção, Luís de Deus Lima.

Os convidados tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada as instalações de Morro Peixe da empresa, e ficar a perceber as diferentes actividades ali levadas à cabo. Do viveiro, fermentação, secagem ao Laboratório de Controlo de Qualidade do Cacau.

Fundada em Dezembro de 2010 por investidores europeus, a SATOCAO é uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada de direito São-tomense, existindo apenas em São Tomé e Príncipe.

Esta empresa nacional pretende e está a trabalhar no sentido de restaurar o bom nome de São Tomé e Príncipe entre os maiores nomes do mundo do cacau.

A principal meta da SATOCAO é aumentar a produção de cacau em São Tomé e Príncipe até 6.500 toneladas em 2020. Neste sentido, tem trabalhado na implementação das seguintes componentes:

- Reabilitação 2 500 hectares de plantações abandonadas (através de concessões atribuídas pelo Governo – títulos de posse provisórios) e incentivo a replantação nas propriedades dos pequenos e médios produtores;

- Melhoria dos padrões de produção e produtividade através da combinação de práticas tradicionais com processos modernos e rigoroso controle de qualidade;

- Desenvolvimento de meios sociais e económicos locais através da associação dos pequenos e médios produtores em cooperativas comuns;

- Transformação do produto obtendo um cacau seco de excelência destinado a um mercado de nicho dos chocolateiros de luxo;

- Promoção de um cacau de excelência contribuindo para a criação de um rótulo de Denominação de Origem Controlada com o objectivo de valorizar a produção santomense a nível internacional.

O projeto representa um investimento total de 9 milhões de euros em 5 anos.

A empresa baseia-se nas competências locais: hoje emprega 600 pessoas, onde 100% dos funcionários e 60% dos nossos executivos são santomenses.

Escrito por
Katya Aragão
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade