Sessenta escolas do País vão beneficiar de energia solar

Sessenta escolas do País vão beneficiar de energia solar

É um projecto novo do Governo, denominado “Escolas Solares em STP”, com suporte financeiro da União Europeia em cerca de 260 mil euros que visa munir as escolas de alternativas de iluminação em momentos de falha de energia eléctrica. Serão instalados painéis solares nas escolas onde funcionam cursos nocturnos ou onde haja pouca iluminação e, desta forma, produzir energia para facilitar a aprendizagem nos estabelecimentos de ensino.

“O Projecto chama-se Escola Solares em STP, começou em 2011 e o objectivo é melhorar o acesso à educação nas escolas onde funcionam os cursos nocturnos de escolas básicas de alfabetização. Tem o financiamento do IPAD e do Ministério da Educação, Cultura e Formação”, disse Maité Mendes, coordenadora do Projecto.

Para a colocação eficaz dos painéis solares, estão em formação 40 electricistas nos cuidados e técnicas necessárias. O projecto vai privilegiar 60 escolas já identificadas. Entre os seleccionados para formação estão profissionais experientes e estudantes do terceiro ano em Electrotecnia no Centro Politécnico em Santo António. Os jovens estão a “aprender bastante as técnicas e poderão colocar em prática muito brevemente. Isto é bom para nós porque vamos poder entrar no mercado de emprego com a colocação destes painéis”, palavras de Edney Pereira, estudante do centro.

Esse projecto começou com o levantamento de todas as necessidades para o seu arranque, desde meados de 2011 e conta com um suporte técnico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que enviou um engenheiro para administrar a formação. “O Sistema servirá as necessidades das escolas de três horas de energia por dia. É uma contribuição para a dinamização da utilização de energia solar que é a área que nós trabalhamos”, disse Jorge Alves, professor.

O curso sobre instalação de painéis solares tem a duração de duas semanas e o projecto “Escolas Solares” vai durar dois anos.

Fonte: Jornal O Parvo

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade