Estilistas Sãotomenses destacam-se no África Fashion Show

No passado dia 20 de Outubro, a Feira Internacional de Lisboa acolheu desfiles das criações de estilistas de São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Inglaterra e Suécia. Para os sãotomenses, Edite Ten Jua e Isa Neto foram as estrelas da noite.

Edite Ten Jua foi a primeira estilista nacional a apresentar a sua nova coleção Fusão da Ten Jua Collection. Uma junção de vários padrões africanos, de várias latitudes e de vários países africanos. A criadora Edite Ten Jua, disse ao STP Digital que acha que São Tomé e Príncipe está a abrir-se para o mercado da moda dentro e fora do país. “Nós sãotomenses também absorvemos as influências do que se faz no mundo da moda. E, naturalmente, tínhamos que ter também um papel de representatividade aqui fora”, afirmou Ten Jua.

Vestindo sonhos desde 2007, a Ten Jua Collection abriu este ano uma loja na baixa lisboeta que pode visitar na Rua da Misericórdia, 14, loja 3, onde também pode encontrar a coleção TEN JUA Home, que leva a frescura e a herança africana ao seu lar.

A também jurista e autora do livro infantil “Tita Catita” projeta panos cosmopolitas para uma mulher moderna que é elegante, independente e que ama as cores do continente africano.

Uma das estrelas ascendentes é Isa Neto, que começou a sua caminhada na moda criando e costurando vestidos para as suas bonecas de folha de bananeira. Surpreendeu tudo e todos com a sua primeira coleção “MUALA”, que significa MULHER, no crioulo forro falado em São Tomé. Esta primeira coleção teve o objetivo de enaltecer a determinação e a força das mulheres Sãotomenses. “Por que não mulher? Eu sou mulher. Eu sou sãotomense, e, estando cá fora tinha que fazer algo que desse visibilidade ao meu país”, disse Isa Neto. A estilista, que apresentou no evento a sua marca ao mundo, pretende através desta enaltecer a beleza feminina, transformar em roupas as suas idealizações, com gritos de liberdade e modernidade que caracterizam a nova geração.

O evento foi prestigiado pelo Embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, pela estilista Roselyn Silva, pelo músico Tonecas e por outros membros da diáspora.

O África Fashion Show é uma das maiores plataformas de divulgação, promoção e internacionalização de marcas africanas. Organizado pelo Lisboa Design (LXD), tem como Embaixadora a sãotomense Felizarda dos Prazeres, que também é uma mulher de muitas faces. É engenheira do ambiente, gestora, blogger e empreendedora.

Felizarda dos Prazeres fez um balanço positivo do evento: “Acho que superou todas as nossas expectativas. Tanto eu como a organização do Lisboa Design Show estamos muito satisfeitos por ver a casa cheia. Estamos aqui a celebrar África, a moda africana, com personalidades africanas da actualidade”. A Embaixadora do África Fashion Show by LXD deixou ainda um convite para todos os criadores de moda africana inscreverem-se para o evento do próximo ano.

Escrito por
Katya Aragão
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade