PM admite que crise afecta o país

Patrice Trovoada

O Primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, admitiu quinta-feira, na Cidade da Praia, que o país está a ser afectado pela crise económica e financeira internacional, mas mostrou-se "optimista" em relação ao futuro, salientando o "espírito de responsabilidade" dos parceiros sociais.

Patrice Trovoada falava na Sala VIP do Aeroporto da Cidade da Praia aos jornalistas, após um breve encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, na sequência de uma breve escala técnica no regresso à São Tomé e Príncipe, após uma visita oficial a Cuba.

"Sim (afecta). Mas a crise já a conhecemos. Mas, este ano, vamos ser ainda mais certos na definição das prioridades a nível do Programa de Investimento Público. A nível das despesas e das receitas correntes estamos relativamente confortáveis", frisou.

"Encontramos também, do lado dos sindicatos, na concertação social, um grande espírito de responsabilidade. Estamos convencidos que, com os cortes necessários, o essencial vai ser preservado em 2012", afirmou.

Salientou, por outro lado, que São Tomé e Príncipe, tal como Cabo Verde, tem feito "progressos notórios sobretudo na infra-estruturação.

Mas estes programas não nos podem distrair dos danos objectivos. Cabo Verde tem feito progressos notórios, sobretudo na infra-estruturação. São Tomé e Príncipe vai também por esse caminho", explicou.

Para Patrice Trovoada, que visitou Cabo Verde em Novembro de 2010, São Tomé e Príncipe tem de ver como continuar a fortalecer os aspectos fundamentais e estruturantes da economia, tendo em conta que a "situação de aperto" tem de ser melhor gerida.

"Vamos procurar uma melhor gestão das finanças públicas e também proceder a uma melhor comunicação, para ver se o clima social não vem perturbar ainda mais os esforços para enfrentar esse período bastante difícil para toda a gente", afirmou.

Questionado sobre a situação "precária" dos descendentes cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada frisou que são objecto das mesmas preocupações que o executivo tem em relação aos são-tomenses e garantiu que serão implementados alguns programas nesse sentido em 2012.

"Costumo dizer que os cabo-verdianos em São Tomé são são-tomenses. Por conseguinte, são objecto das mesmas preocupações, com a vantagem de termos uma cooperação com Cabo Verde, que permite beneficiar os cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe e os próprios são-tomenses. Não há problemas quanto a esse aspecto", observou.

Sobre a visita a Cuba, Patrice Trovoada salientou que teve por objectivo sobretudo rever a cooperação bilateral, na sequência das "várias adaptações" do regime cubano em relação ao modelo económico vigente, que têm reflexo nas relações entre os dois países.

O chefe do executivo são-tomense garantiu ainda o "excelente" relacionamento que mantém com o novo Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa.

"É excelente. O Presidente é eleito, bem eleito, e o Governo é eleito, bem eleito. As maiorias que sustentam a legitimidade de cada um dos órgãos não podem ser antagónicas. Estamos a trabalhar para o bem de São Tomé e Príncipe", concluiu.

Fonte: Jornal Reporterstp.info

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade