MLSTP/PSD convocado para formar o XV Governo

No último sábado o partido vencedor das eleições legislativas de 2010, a ADI, anunciou através do seu líder Patrice Trovoada que não iria apresentar qualquer outro nome para o cargo de primeiro ministro do próximo governo, após a recusa pelo Presidente da República, da proposta apresentada pela ADI novamente com o nome de Patrice Trovoada.

Na última sexta – feira o Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, rejeitou a proposta avançada pelo partido ADI, para que o seu líder Patrice Trovoada cujo governo tinha sido demitido através de uma moção de censura, voltasse a formar o décimo quinto governo constitucional.

O partido vencedor das eleições legislativas de 2010 foi orientado pelo Chefe de Estado, a indicar outro nome para chefiar o próximo Governo. No sábado Patric Trovoada chamou a imprensa para denunciar a situação, no seu ponto de vista bastante anómala. «Na nossa Constituição atual, o Presidente da República não pode escolher individualidades no interior dos partidos. Ele tem sim de pedir aos partidos vencedores das eleições para designar o candidato a primeiro-ministro», referiu Patrice Trovoada.

O Téla Nón sabe que ainda no sábado, o Presidente da ADI, tinha sido convidado pelo Chefe de Estado Manuel Pinto da Costa, para encontro no Palácio do Povo, como derradeira tentativa para ADI, indicar uma figura para o posto de primeiro ministro do próximo governo. Agostinho Fernandes, Ministro demissionário do plano e desenvolvimento, era segundo apurou o Téla Nón, o nome que suscitava consenso para ocupar o cargo.

A presidência da ADI, terá declinado o convite para encontro com o Presidente da República, e enviou uma carta à Manuel Pinto da Costa, anunciando que ADI não iria apresentar nenhuma figura alternativa ao seu líder.

Seguindo a Constituição Política, o Presidente da República, chamou no domingo os partidos políticos da oposição com assento parlamentar, para encontro no Palácio do Povo. O MLSTP/PSD, segunda força política mais votada nas eleições legislativas de 2010, foi convidado a indicar o nome do próximo primeiro ministro. «O MLSTP/PSD, foi chamado pelo Presidente da República, em face de recusa da ADI em formar o décimo quinto governo, para efectivamente apresentar uma proposta sustentada que possa consubstanciar-se no décimo quinto governo da República», declarou Fernando Maquengo, Secretário Geral do MLSTP/PSD.

Segundo Fernando Maquengo, o seu partido irá «reflectir com bastante maturidade sobre a situação e apresentar uma proposta o mais cedo possível ao senhor Presidente da República», referiu.

Mas a crise persiste, em declarações a imprensa no sábado, Patrice Trovoada, deixou claro que o seu partido não marcará presença na Assembleia Nacional. «A ADI fez uma proposta que é aquela que é mais justa e que permitirá o retorno a normalidade. Enquanto não houver sinais de que as pessoas querem de facto dialogar e encontrar em conjunto vias de sair da crise, em vez de impor, a ADI manterá suspensos os seus trabalhos a nível do parlamento», assegurou.

Crise política sem fim a vista.

Abel Veiga

Artigo publicado no: www.telanon.info

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade