Três novos partidos legalizados em São Tomé e Príncipe

Três novos partidos vão concorrer às eleições autárquicas e legislativas em São Tomé e Príncipe previstas para os meses de julho e agosto deste ano, afirmou à Lusa fonte do Tribunal Constitucional, onde já se legalizaram.

Partido de Estabilidade e Progresso Social (PEPS), Plataforma Nacional para o Desenvolvimento (PND) e Movimento Unido para o Desenvolvimento de São Tomé e Príncipe (MUD-STP) são os três novos partidos que surgiram, totalizando 13 as formações politicas que poderão disputar os próximos escrutínios.

O PEPS foi criado pelo antigo primeiro-ministro e presidente do MLSTP-PSD, Joaquim Rafael Branco, que já se encontra no terreno em movimentações políticas.

Rafael Branco tornou-se dissidente do MLSTP há cerca de três meses, depois de no programa "Cartas na Mesa", da televisão pública do arquipélago (TVS), se ter insurgido contra a nova direção dos sociais-democratas eleita no congresso que se seguiu à sua derrota, enquanto líder deste partido, nas eleições legislativas de 2010, ganhas pela Acção Democrática Independente, (ADI).

Acusou a direção do MLSTP-PSD de estar "afastada das bases" e não poupou críticas ao atual presidente, Jorge Amado, que diz não ter "carisma de líder".

"Com este presidente (Jorge Amado) e esta direção, o MLSTP não ganhará as próximas eleições", garantiu Rafael Branco durante o programa.

Em comunicado distribuído no último fim de semana, a comissão política do MLSTP anunciou que vai expulsar Rafael Branco das fileiras do partido depois da conclusão de um processo disciplinar em curso.

No comunicado acusa-se Rafael Branco de estar a realizar reuniões "em todos os lados, criticando de forma grosseira a direção do partido e promovendo abaixo-assinados com objetivo de denegrir a imagem da direção nacional do MLSTP-PSD e do seu presidente".

A Plataforma Nacional de Desenvolvimento (PND), segundo fonte do Tribunal Constitucional, tem como líder António Quintas Aguiar, outro dissidente do MLSTP que nas últimas legislativas fez campanha para a ADI no distrito de Mé Zochi, o segundo maior do país.

António Quintas Aguiar é um comerciante de materiais de construção civil e de canalização.

O MUD-STP é, por seu lado, um movimento cívico que tem a frente figuras como Filinto Costa Alegre e João Gomes.

Filinto Costa Alegre é assessor jurídico do Banco Central, dissidente do Partido de Convergência Democrata do qual foi um dos fundadores e ex candidato as presidenciais nas eleições de agosto 2011.

João Gomes é empresário no ramo hoteleiro e comércio. É proprietário de uma das principais residenciais da capital (Residencial Avenida) e representante de marcas de electrodomésticos.

Há cerca de 10 anos já havia fundado outro movimento cívico, Geração Esperança cujos principais autores encontram-se todos atualmente no partido ADI.

Com 13 formações politicas a concorrer às próximas autarquias e legislativas, prevê-se grande dispersão de votos entre os principais partidos da cena política são-tomense, nomeadamente o MLSTP-PSD e a ADI.

Fonte: Portal Angop

Artigo: Agência Lusa

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade