Dois terços dos santomenses são pobres - INE

Dois terços da população de São Tomé e Príncipe é pobre, revela um inquérito aos orçamentos familiares, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) são-tomense.

O documento sobre o perfil da pobreza de 2010, a que a Lusa teve acesso, indica que "66,2 porcento da população total de São Tomé e Príncipe é pobre".

Ao todo, "66,2 porcento da população total tem uma despesa anual “per capita” inferior a 10.975,730 dobras (pouco mais 448 euros), o que corresponde ao limiar da pobreza estimado para um país", diz o inquérito do INE.

O documento, considerado como "resumo do inquérito aos orçamentos familiar", foi financiado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e constitui o primeiro inquérito ao orçamento familiar realizado no país.

Para o índice de pobreza as mulheres contribuem mais, com 71,3 porcento e os homens com 63,4 porcento, "todos em consequência de um baixo nível de educação", diz ainda o documento, sublinhando ainda que o empobrecimento da população são-tomense está relacionado directamente com a situação do emprego.

O Governo considera que estes dados "representam um verdadeiro problema nacional", por isso, "toda a nação se deve mobilizar com conhecimento de causa na inversão desses resultados", disse o ministro são-tomense do Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes.

O governante considera também que os dados constituem "uma oportunidade particular de reflexão e análise sobre a relação que deve existir entre as nossas acções e o resultado que dela esperamos".

Segundo Agostinho Fernandes, para que de facto se possa inverter o ciclo da pobreza no arquipélago é preciso "rever as estratégias de combate a pobreza" e "concentrar energias e o saber no que realmente conta".

"os mais afectados pela pobreza".

Elsa Cardoso, directora são-tomense de estatística, explicou à Lusa que o inquérito sobre o perfil da pobreza de 2010 foi elaborado "em conformidade com a metodologia utilizada pelo conjunto de estados membros da África Central".

Reconheceu, contudo, que o inquérito "não esgotou todas as análises possíveis" sobre a pobreza no arquipélago e aconselha o Governo e o financiador "a valorizar os seus dados com a multiplicação de trabalhos de análises mais exaustivos para desenvolver certas temáticas que certamente não foram tratadas neste documento".

O Governo garante que estes dados "são fiáveis" e lamenta que "muitas acções já empreendidas no sentido de reduzir a pobreza que em 2001 assolava o nosso país" não deram o resultado esperado.

Uma fonte do PNUD disse a Lusa que a estratégia para reduzir a pobreza em São Tomé e Príncipe deve incluir políticas como assegurar os preços dos produtos básicos, valorizar a rede de inter ajuda comunitária, melhoria de qualidade dos serviços de saúde e promoção do empreendedorismo.

Uma segunda edição deste inquérito já está em curso e a directora são-tomense de estatística acredita que o mesmo "vai servir de referência para o conhecimento da situação real da pobreza no país".

Fonte: Jornal Transparencia.st

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade