Guiné Equatorial celebra os 45 anos de sua Independência Nacional

Foto: mixplanet

Guiné Equatorial comemorou ontem os 45 anos da sua independência. Para celebrar a efeméride a sua missão diplomática em São Tomé e Príncipe, realizou uma cerimónia oficial no hotel pestana – S. Tomé, diante dos Membros dos governos, presidentes dos órgãos de soberania nacional e representantes dos partidos políticos bem como os membros dos corpos diplomáticos acreditados no país.

Numa cerimónia oficial realizada no hotel Pestana, o embaixador da república equato-guineana no seu discurso agradeceu os presentes e sublinhou a importância da 8ª Conferencia dos Chefes dos Estados e do Governo da Comissão do Golfo da Guiné que serviu para abordar importantes temas que afectam a paz e o desenvolvimento harmonioso dos estados membros da comissão do Golfo da Guiné.

Os momentos actuais, de difícil conjuntura internacional para os efeitos directos e indirectos da crise económica dos países, as correntes do terrorismo, infiltração de mercenários para a desestabilização dos países, a pirataria, o narcotráfico, os crimes transfronteiriços e outro fenómenos que afectam a estabilidade dos países do golfo, causam uma profunda preocupação para o meu governo presidido pela sua excelência Obiang Nguema Nbassogo, chefe do Estado e do Governo e Presidente Fundador do Partido Democrático de Guiné Equatorial, e exige que se tome medidas para evitar os perigos dos mesmos na sub-região. Nenhum país do golfo deve sentir-se libre destas ameaças que pode propagar.se sem limites em qualquer momento em todos os Estados.a.

Antonio Ebalé Aingoné não terminou sem antes falar da relação de cooperação existente entre São Tomé e Príncipe e a República de Guiné Equatorial e agradeceu o estado santomense pelo apoio incondicional para a sua integração da Comunidade dos Países da Lingual Portuguesa (CPLP.

A República de Guiné Equatorial e a República de São Tomé e Príncipe são dois países amigos, irmãos, e mantêm uma histórica relação de amizade e cooperação, ambos pertencem ao grupo dos países do Golfo da Guiné e compartilhem as mesmas preocupações em matéria de paz e segurança da nossa zona, a luta contra os grupos que cometem assaltos as instalações e estabelecimentos de interesse económico na nossa sub-região. Aproveito uma vez mais a ocasião para felicitar o governo de São Tomé e Príncipe pelo seu apoio incondicional a favor da integração de Guiné Equatorial a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). Felicito ainda em nome do meu Governo ao povo irmão de São Tomé e Príncipe a inigualável hospitalidade que nos oferece, o que revela o espírito de solidariedade que caracterizam as relações de cooperação para o desenvolvimento reciproco dos nossos dois povos e governos.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade em representação do Governo Santomense, felicitou o povo irmão da república de guiné equatorial por mais um ano de sua independência, e reafirmou o engajamento do Estado santomense em fortalecer o laço de cooperação bilateral, nomeadamente nas áreas de exploração petrolífera e segurança marítima.

Natália Umbelina reafirmou o apoio de São Tomé e Príncipe para a entrada da Guiné Equatorial no espaço lusófono.

Escrito por
Wildiley Barroca
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade