Câmara Distrital de Mé-Zóchi e Município de Gaia prepara protocolo de geminação

Uma delegação da Câmara Distrital de Mé - Zóchi, de São Tomé, liderada pelo Vice-presidente, Nilton Santos, foram recebida em audiência no município português do Distrito de Porto, concretamente em Vila Nova de Gaia.

Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, depois de ter recebido em mesma sede, no mês de Fevereiro o Presidente da Câmara Distrital de Agua-Grande, distrito da qual, onde os principais sectores de actividade económica são a agricultura, pesca, comércio, serviços e turismo, tendo inspirado para tal, a assinatura de um protocolo de geminação, que definiu como principais focos de cooperação a saúde, educação, desporto e promoção de investimento privado de empresários, aposta agora no distrito de Mé - Zóchi, o segundo distrito mais populoso de São Tomé e Príncipe.

A audiência entre os Municípios de Vila Nova de Gaia e Mé - Zóchi, visava darem a conhecer as suas potencialidades nas mais diversas áreas, e para se definir um ponto de partida para iniciativas comuns, visando a concretização de actividades e o fortalecimento dos laços de cooperação.

Sendo Mé - Zóchi, o distrito que provém a maior produção agrícola do país, dado que segundo o Instituto Nacional de Estatística, concentram-se ali 26,28 % dos agricultores de São Tomé e Príncipe, presume-se que está será um dos principais pontos de cooperação a explorar.

Segundo o Vice - Presidente da Câmara Distrital de Mé-Zóchi, essa cooperação é muito bem-vinda, dado que existe um maior interesse entre ambas as partes, fundamentado particularmente nas raízes históricas existentes "Queremos contribuir para o estreitamento de laços entre São Tomé e Príncipe e Portugal, devemos aproveitar as semelhanças e as raízes históricas existentes".

Facto que também a sua congénere também salienta, que é de absoluta prioridade estabelecer esses laços de cooperação do ponto de vista cultural e económico, com os países irmãos de língua oficial portuguesa.

A delegação santomense aceitou também o convite, para visitarem o Centro de Incubação de Base Tecnológica, denominado por iNOVAGAIA, tendo sido recebidos pela Maria Cândida de Oliveira, Presidente do referido centro. Esta visita permitiu conhecer o trabalho, a dinâmica do Centro Tecnológico, bem como as suas potencialidades no sector empresarial, aproveitaram ainda para visitar algumas das empresas ali instaladas e conhecerem in loco o trabalho inovador que desenvolvem.

Escrito por
Mário Lopes
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade