"STP já conheceu dias melhores no que toca a segurança pública" afirma Amawry Ramos

O governo são-tomense acaba de anunciar a construção de uma prisão de alta segurança na Roça D. Amélia a mais de 40 km da capital e numa área de difícil acesso. O futuro estabelecimento prisional está a ser concebido para criminosos muito perigosos, que tenham cometido crimes de pedofilia, assassinato e branqueamento de capitais. Um claro sinal de que a Segurança é uma das principais preocupações do país neste momento.

O empresário Amawry Nobre dos Ramos considera que vários fatores contribuíram para que a segurança de uma forma em geral deixasse de ser uma preocupação específica de um país. A sua abordagem passou a ser feita de uma forma global: Terrorismo, Criminalidade Organizada, Crimes Financeiros, Poluição ambiental, entre outros.

No caso de São Tomé e Príncipe, o empresário disse que o país já conheceu dias melhores no que toca a segurança pública. Os diversos relatos de assaltos e violações comprovam esse facto. “Com a agravante de testemunharmos, constantemente, alguma passividade das autoridades policiais em agir para fazer face a situação e reporem a ordem e a segurança pública.” – Acrescentou.

Segundo as Instituições vocacionadas para o efeito, factores de várias ordens concorrem para que essa dificuldade seja tão acentuada: desde a falta de efetivos e meios rolantes e de comunicação, até a falta de cooperação e troca de informações entre estas.

Amawry Nobre dos Ramos nasceu em 1980, no distrito de Lobata. É um dos mais jovens empreendedores de São Tomé e Príncipe e um exemplo do dinamismo da juventude santomense. Para além da sua carreira diplomática, é também empresário.

Investiu numa empresa de segurança privada há 7 anos e tem sido um sucesso desde então. Inicialmente decidiu enveredar por esta área porque lhe pareceu uma boa área para garantir a sua sobrevivência enquanto estudante. “Estava a terminar a minha licenciatura, concluindo algumas cadeiras em atraso e precisava trabalhar para fazer face as minhas despesas correntes, tendo em conta que nunca fui beneficiado com uma bolsa de estudos”.

Com a experiência que ganhou enquanto segurança, decidiu criar a sua própria empresa de segurança privada quando regressou a São Tomé.

A Segurança Privada tem ganho cada vez mais espaço em São Tomé e Príncipe e tem sido um complemento das forças policiais. De acordo a Amawry Nobre dos Ramos, os vigilantes têm um papel activo na protecção de bens privados e públicos, embora os mesmos não disponham (por não ser permitido por Lei) das mesmas atribuições /competências ou acessórios que têm os agentes policiais: algemas, bastões, armas de fogo, etc. Face ao exposto e como forma de salvaguardar os seus pertences (móveis e imóveis), tem-se verificado um aumento efectivo de pessoas que recorrem às empresas de Segurança Privada e recrutam os seus serviços.

Quando se fala de Segurança, todo o cuidado é pouco. O empresário aconselha a tomar algumas medidas quando pretende ausentar se por muito tempo da sua residência. “São pequenos truques que podem fazer toda a diferença:

- Deixar a luz da sala acesa ou a TV/rádio ligado com o som perfeitamente audível;

- Evitar ao máximo ausentar-se por muito tempo em viatura particular, ou seja, se pretender ir a uma festa, deixe o seu carro bem visível (dentro ou fora do quintal);

- Em último caso, pedir alguém da família ou uma pessoa de extrema confiança e disponível, que nos substitua enquanto nos ausentamos.”

E quando se está em casa, nomeadamente à noite, como reforçar a segurança para impedir que mesmo que os invasores consigam ter acesso ao quintal, não consigam entrar em casa? Segundo Amawry Nobre dos Ramos, o primeiro passo é confirmar antes de entrar em casa, que se trancou bem o portão. “Além disso, alguns detalhes devem de igual modo constituir a nossa preocupação, tais como:

1 - Instalação de um dispositivo de Segurança Eletrónica, nomeadamente, o SISTEMA DE ALARME DE INTRUSÃO ou o chamado CIRCUITO CENTRAL DE TELEVISÃO E VÍDEO (CCTV);

2 - Ter um cão ou colocar uma Placa de Aviso do tipo “CUIDADO COM O CÃO”;

3 - Não deixar nunca que o potencial invasor se aperceba que vivemos sozinho(a)s;” – adicionou o empresário.

Normalmente os delinquentes têm por hábito fazer um estudo prévio da residência que pretendem assaltar e são sempre motivados ou desencorajados em função desses detalhes.

Caso se aperceba que a sua casa está a ser invadida, deve primeiro tentar perceber de onde vem o barulho. Se o barulho vem da parte de fora da casa, deve permanecer no interior da mesma, acender as luzes e ligar para o Comando Geral da Polícia Nacional, através do número de emergência 113, descrevendo a situação em voz alta, para que o invasor coloque-se de imediato em fuga. Caso o agressor já se encontre no interior da residência, o procedimento correto é trancar a porta do compartimento onde se encontra e telefonar para a Polícia em tom de voz mais baixo.

O empresário deixou ainda um alerta para a necessidade de criação de meios e mecanismos que permitam travar a crescente onda de criminalidade no país. Frisou que as autoridades policiais precisam rapidamente de aumentar o seu número de efectivos, capacita-los e muni-los de instrumentos que lhes permitam estar um passo a frente dos delinquentes e criminosos.

Por outro lado, ressaltou a necessidade de revisão da Lei que regulamenta a actividade da Segurança Privada, relativamente ao alargamento das atribuições de competências das empresas de Vigilantes/Seguranças no uso de alguns instrumentos de persuasão como algemas e bastões.

Escrito por
Katya Aragão
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade