Governo reage ao incidente ocorrido hoje na cidade de São Tomé

Foto: © Luís Queirós

São Tomé e Príncipe foi surpreendido hoje por acontecimentos que certamente ficarão registados para a historia do país. Um cidadão taxista que estava alegadamente cometendo um ato de furto de areia foi mortalmente baleado pelos militares, algo que incitou uma indignação popular que percorreu com o corpo da vitima pelas artérias da cidade, chegando mesmo aproximar do palácio do povo.

Este aparato de indignação popular, segundo informações que foram possíveis apurar, era no intuito de chamar a atenção da população em geral, e em particular dos órgãos competentes para que este caso tenha uma justiça exemplar e apuramento de veracidade dos factos, e possível responsabilização.

O Governo reagiu em comunicado de imprensa da qual STP Digital teve acesso, lamentando profundamente o trágico incidente e pedindo calma a população, garantindo que a situação está controlada e que “as forças de segurança continuarão a manter a ordem, a segurança de pessoas e bens e a tranquilidade geral.”.

ANDIM está no terreno acompanhando na integra o caso que está a escandalizar São Tomé e Príncipe e o mundo. A população pede justiça em manifestação pela artéria da cidade capital, situação tensa no momento com disparos feitos pela Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe. A cidade de São Tomé vive literalmente um filme de terror, situação nunca vista. #stpdigital #Andimlive

Posted by STP Digital.net on Sexta-feira, 5 de Junho de 2015

No comunicado divulgado hoje a noite, o Governo refere ainda que “orientou as autoridades competentes para a abertura imediata de um inquérito, com vista a esclarecer detalhadamente e no mais curto espaço de tempo possível, as circunstâncias dessa ocorrência.” , salientando que “não é admissível que face a uma infeliz situação, pessoas que nada têm a ver com a ocorrência, encontrem nela pretexto para provocar distúrbios e confusão, que afectam a nossa imagem, a paz e a harmonia reinante.”.

Recorde-se que o protesto, que tudo indica ter sido de uma forma espontânea foi repelido pela policia nacional com disparos de tiros ao ar perto de escola, entidade diplomática, etc.. e cujas as imagens divulgadas nas redes sociais demonstra mesmo um cidadão, que tudo indica pertencer ao órgão de intervenção policial, apontado a arma a população atordoada que por ali deambulavam, algo que tem impulsionado diversas criticas sobre a atuação policial na tomada do corpo mortal da vitima que estava em poder da população.

“Felizmente as forças de polícia e de segurança actuaram com a devida responsabilidade e paciência para que não conduzisse a mais danos, como era certamente a intenção de alguns espíritos mal intencionados, não havendo a registar posteriormente qualquer ferido ou morto.” Justifica o Governo.

Na sequência de todo o sucedido,o comunicado frisou o comprometimento do Governo em divulgar nos próximos dias os resultados do referido inquérito, bem como exigir responsabilidades.

Leia na integra o comunicado do Governo.

Artigos de sugestão para leitura

“Segurança Pública é um papel de todos” afirma Ketty Borge

"STP já conheceu dias melhores no que toca a segurança pública" afirma Amawry Ramos

Escrito por
Mário Lopes
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade