O que os santomenses sabem ou deveriam saber sobre COP21?

O evento

Após os atentados em Paris, uma conferência assumiu logo o protagonismo e a mediatização mundial, quiçá por decorrer no mesmo local ou dado a sua importância sobre futuros passos que devem ser trilhados no que concerne as alterações climáticas.

Evento que ganhou também o seu lugar na história, por reunir aproximadamente 150 chefes de Estados, Governos, cientistas, empresários e 40 mil delegados de 195 países que estão debruçados em encontrar alternativas que possam reduzir o impacto humano sobre o meio ambiente e promover um desenvolvimento sustentável. Embora a abertura oficial tenha ocorrido no dia 30 de Novembro, a 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, decorrerá até 11 de dezembro.

África

O continente africano esteve no centro de atenções no segundo dia da conferência que contou com a presença de 12 chefes de Estados Africanos e durante o evento foi reafirmada a preocupação sobre o impacto causado ao continente “Os outros poluem, África paga, e muito” como afirmou Akinwumi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

"O mundo, e particularmente o mundo desenvolvido, tem uma dívida ecológica em relação a África", reconheceu François Hollande, chefe de Estado francês e anfitrião do evento, tendo anunciado que uma parte substancial do financiamento destinado a combater as alterações climáticas ao nível global irá para África.

São Tomé e Príncipe

O país esteve representado na sessão de abertura pelo Primeiro-ministro e Chefe do Governo, Patrice Emery Trovoada. O executivo assumiu como compromisso:

  • A redução de 15% do abatimento de árvores até 2030, incentivando o plantio de árvores;
  • Reforçar a SNPC para uma melhor resposta aos desastres ambientais;
  • Reduzir o número de pessoas habitando em áreas vulneráveis providenciando o seu deslocamento;
  • Desenvolver um programa nacional de manejo sustentável das florestas até 2025;
  • Introduzir radares em todas as embarcações até 2025, para reduzir o número de incidentes marítimos;
  • Treinar e equipar os pescadores para um garantir uma pesca segura;
  • Reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados utilizados na agricultura até 2030.

Bioenergia consta também na aposta do executivo santomense. A proposta que concorreu em pés de igualdade com aproximadamente 800 projetos foi uma das 150 selecionadas para constar na agenda do COP 21 em Paris.

O projeto consiste na transformação de resíduos em energia, e tem como pano de fundo a proteção da floresta, sendo que já está a ser aplicado em várias localidades de São Tomé, desenvolvido pela Ecovisão, empresa portuguesa de tecnologia ambiental em estreita parceria com o governo do país.

“Bioenergia em São Tomé – Aproveitamento energético de biogás” será apresentado no dia 10 de Dezembro por Arlindo Carvalho, director-geral do Ambiente.

Juventude atenta

Anesilina Carvalho,jovem embaixadora de São Tomé e Príncipe no One Young World junta-se a campanha #CallonCOP para alertar aos órgãos competentes sobre as consequências climáticas para o arquipélago inerentes à extracção ilegal de areia e outros fatores que têm colocado em risco a biodiversidade única e inquestionável, incentivando a preservar o exclusivo e valioso que é o solo sagrado : São Tomé e Príncipe. STP Digital - Agência de Informação local, com pronúncia global.#stpdigital #ClimateChange #STPIsland #COP #OYW #environment #sustainability

Publicado por STP Digital em Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015



Escrito por
Mário Lopes
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade