Vice-presidente da UPJ participa no workshop da UA sobre Agenda 2063

O Vice-presidente da União Pan Africana da Juventude e Coordenador para a África Central, Wildley Barroca, seguiu hoje para Adis Abeba a fim de tomar parte do workshop de capacitação sob a agenda 2063 da União Africana. Este encontro que conta com o apoio da ACBF, é promovido pela própria Comissão da União Africana e consiste em partilhar ideias sobre questões que envolvem a juventude. O plano estratégico é bem claro no que diz respeito as metas a alcançar e existem várias áreas em que os especialistas da comissão definiram como áreas estratégicas para o desenvolvimento da África em vários domínios, desde a educação, a cultura e a saúde. Desta feita, esses são os elementos que deverão sustentar eixos que politicamente irão abordar e partilhar com as entidades que também vão estar presentes neste workshop.

“ O nosso objetivo é justamente fazer uma reflexão sobre este plano estratégico de desenvolvimento para a Africa, porque há dois anos atras nós celebramos os 50 anos da União Africana e fizemos igualmente a projeção dos próximos 50 anos da Africa resumido deste documento que é a agenda 2063 da U.A. Daí que a juventude hoje mais do que nunca deve estar presente na dianteira do seu futuro, e como sempre venho dizendo, nós não podemos deixar que os mais velhos venham construir para nós a casa onde vamos morar. Temos que ser nós mesmos a sermos os arquitetos da nossa própria vida e da nossa própria casa, porque somos nós é claro que conhecemos as necessidades. Por enquanto o representante da juventude africana, particularmente São Tomé e Príncipe e da região da áfrica Central, vamos é claro, marcar a posição de São Tomé e Príncipe nesse plano estratégico de desenvolvimento do nosso continente” esclareceu o Vice-presidente.

Para a área da educação e segundo aquilo que consta na Carta Africana da Juventude dar-se-á um enfoque muito especial para a melhoria do sistema educativo em África e particularmente em São Tomé e Príncipe. Daí a Comissão tem estado a tentar uma ação coletiva dos governos para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em África.

Para Barroca, a aposta é que as metas sejam cumpridas “como tenho a responsabilidade continental, regional e nacional farei todos os possíveis para disseminar esses conhecimentos com os presidentes dos conselhos nacionais da juventude da região da África central de que sou o presidente, como também ao nível nacional com as organizações da juventude membro. Vou presidir um encontro com todos os presidentes da juventude da África central no próximo mês em Libreville, e então vou claro aproveitar para partilhar com os presidentes informações relativas a Agenda 2063 e ver como é que ao nível nacional de cada país membro da África central, s presidentes poderão igualmente trabalhar com as suas organizações da juventude membro, ao nível nacional. Sobretudo apropriarmos deste documento, portanto apoiar o poder político e a união africana na materialização deste plano estratégico da África”.

Barroca que também é Presidente do Conselho Nacional da Juventude regressa ao país já neste Domingo (15).

Escrito por
Vivalda Prazeres
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade