AJS estabelece bases de colaboração com associações jornalísticas lusas

O presidente da Associação dos Jornalistas Santomenses teve encontros com responsáveis de algumas associações jornalísticas portuguesas com o objetivo de estabelecer bases de cooperação que permitam acelerar e consolidar o seu processo de organização.

Durante a estadia, Juvenal Rodrigues conversou com o vice-presidente do Clube de Jornalistas, Cesário Borga; o membro da Comissão Executiva da Carteira Profissional de Jornalistas, Albérico Fernandes; o presidente da Casa da Imprensa, Goulard Machado, e o responsável do setor de Comunicação da CPLP, António Ilharco.

As sessões permitiram a troca de informações, experiências e ideias sobre a profissão, assim como os desafios em relação ao futuro.

Os parceiros manifestaram abertura total em colaborar com a AJS no que for necessário e de acordo com o perfil de cada uma.

Por exemplo, o Clube de Jornalistas tem entre as suas atividades a organização do prestigiado Prémio Gazeta de Jornalismo; enquanto a Casa da Im-prensa, que tem 110 anos de existência, dedica-se fundamentalmente à proteção da saúde dos associados e seus familiares em regime complementar ao da segurança social portuguesa.

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas dedica-se, naturalmente, à legalização dos profissionais da comunicação social, que têm direitos e deveres.

Com a CPLP, foi estabelecido um acordo de princípio com vista à organização de uma conferência internacional em São Tomé e Príncipe, em 2017 relacionada com a contribuição da Comunicação Social nos processos de desenvolvimento dos estados membros.

Esses aspetos estão alinhados com o Programa de Acção da AJS, pelo que as reuniões foram muito produtivas.

O presidente da AJS teve igualmente oportunidade de participar num workshop organizado pela Casa da Imprensa virado para o empreendedorismo no setor dos Media e em que se refletiu também sobre os desafios do jornalismo do futuro e falou-se igualmente das tendências.

O setor jornalístico vive numa profunda crise. Há vários profissionais em situação precária. De acordo com os dados apresentados pelo presidente da Casa da Imprensa, o número de jornalistas sindicalizados reduziu nos últimos anos e, entre eles, 25% estão no desemprego e 12% trabalha como “fere lancers”.

O cenário atual exige que as formas de inserção ou de reinserção profissional sejam repensadas. Por isso, na sessão participaram representantes de agências financiadoras e empreendedores para a troca ideias.

Um dos aspetos centrais, na perspetiva dos jornalistas, é como conciliar o pluralismo e a sustentabilidade do negócio.

Os potenciais financiadores afirmaram que existem poucas iniciativas nesse domínio. Mas apostam em projetos inovadores e de elevado potencial.

Aconselharam aos empreendedores que na preparação das suas iniciativas tenham em conta, entre os outros aspetos, se a ideia faz sentido e está bem estruturada; os riscos do negócio e a forma de mitigá-los; começar, se possível, sem custos; e procurar garantir apoios através de protocolos com instituições bancárias.

A abertura do workshop foi dirigida por Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Sublinhou-se que os profissionais da comunicação social devem “viver o digi-tal” e “não pensar no digital com a cabeça no analógico”.

A ronda de encontros iniciou no dia 24 de maio e terminou esta quarta-feira 08 de junho.

AJS - Associação dos Jornalistas Santomenses

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade