FESTin em São Tomé e Príncipe pela primeira vez

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, sediado em Lisboa, aterrará em São Tomé e Príncipe entre os dias 20 e 23 de setembro, no desenvolvimento das suas atividades de intercâmbio e difusão da cinematografia lusófona.

A primeira itinerância do FESTin em 2016 trará a capital são-tomense uma programação de filmes para o público de todas as idades. Além da tradicional Mostra FESTin, sessões dedicadas ao público infantil (Mostra FESTinha) e atividades de formação com realização de oficinas e palestras. Todas as atividades são gratuitas e decorrerão no Centro Cultural Brasil em São Tomé e Príncipe, com apoio da Embaixada do Brasil, e no Centro Cultural Português | Instituto Camões, com apoio da Embaixada de Portugal.

A itinerância do FESTin em São Tomé arranca no dia 20, às 18h, no Centro Cultural Brasil, como o Filme” Cartas de Amor São Ridículas” da realizadora brasileira Alvarina Souza.

A programação de formações conta com duas oficinas, uma de documentário e outra de produção de eventos, dedicada especialmente a jovens.

O realizador português João Cayatte acompanhará a equipa do FESTin, apresentará seu filme “Quando os lobos uivam” no dia 23, a encerrar as atividades no Centro Cultural Português, onde fará uma palestra sobre: análise, reflexão e produção fílmica a partir da vivência de uma produção, cuja temática seja as diferenças sob a ótica dos direitos humanos.

João Cayatte licenciou-se na Escola Superior de Cinema e começou por trabalhar como primeiro assistente de realização em longas-metragens, tendo colaborado com Claude Miller, Walter Sales Jr., Charles Sturridge, Manoel de Oliveira, Roberto Faenza e John Malkovitch, entre outros.

A programação completa encontra-se disponível no site do festival. Em 2017, o FESTin chegará a sua 8ª edição em Lisboa, estando com as inscrições abertas até 15 de novembro. É o único festival de cinema itinerante dedicado à lusofonia e com produções oriundas de várias partes do planeta, especialmente dos nove países da comunidade de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Escrito por
Redação
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade