Noite mágica com Jovens Embaixadores de Taiwan 2016

O Palácio dos Congressos foi ontem palco de um grandioso espetáculo que deixou bem patente a dinâmica da amizade entre São Tomé e Príncipe e a República da China (Taiwan).

Foi a segunda vez que a cidade de São Tomé recebeu um espetáculo do género realizado pela Embaixada Taiwanesa, no âmbito do Programa Internacional de Jovens Embaixadores que acontece desde 2009.

Este programa permite um intercâmbio entre a juventude dos dois países e o tema deste ano não poderia ter sido mais adequado “Juventude Dinâmica, Taiwan Amigável”. Foi exatamente com esta impressão que os espetadores ficaram depois das magníficas atuações da noite passada. Os primeiros a subir ao palco foram os estudantes da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), que fizeram uma bela abertura com uma coreografia ao som do hino adotado pelos são-tomenses, a canção “Bolu Kêle”dos Calema, e também com os ritmos tradicionais Ussua e Puíta.

Depois foi a vez dos tão aguaradados Jovens Embaixadores de Taiwan. Estes jovens fazem parte dos 100 estudantes selecionados para participar no Programa Internacional de Jovens Embaixadores 2016. Na bagagem trouxeram um espetáculo de 90 minutos, dividido em 6 actos, que transportaram a audiência para a belíssima Formosa. Foi possível descobrir os pontos de interesse turístico de Taiean, a profundidade e esplendor da cultura histórica da nação, as tradições do grupo indígena Paiwan, as culturas Holo e Haka, e muito mais. Tudo com muita energia, cores, música, dança e alegria.

Há dois meses, a Embaixada Taiwanesa realizou o desejo de alguns são-tomenses e tem promovido aulas de mandarim na Biblioteca Nacional. Estas aulas já começaram a dar frutos e ontem o público teve a oportunidade de ver e ouvir os estudantes a cantarem em mandarim.

À seguir, foi a vez dos Estudantes do Liceu Nacional brilharem em palco com uma coreografia de dança contemporânea e outra da tradicional Táfua.

O fecho do espetáculo foi em grande com a conção “Bomu Kêlê”a ser cantada pelos Jovens Embaixadores Taiwaneses e pelos Estudantes São-tomenses. Hoje os Jovens Embaixadores vão atuar no Liceu Maria Manuela Margarido, na cidade da Trindade. Há quase 20 anos que a República da China (Taiwan) e São Tomé e Príncipe são amigos. No âmbito desta amizade, o governo taiwanês tem implementado uma série de projetos que visam apoiar o desenvolvimento do nosso país.

Taiwan tem também dado o seu contributo para a educação do país. Todos os anos o governo taiwanês disponibiliza bolsas de estudos para estudantes santomenses. Caso queira aproveitar a oportunidade de estudar na Ilha Formosa, fique atento, porque todos os anos em Fevereiro, a Embaixada de Taiwan em São Tomé realiza testes de inglês para selecionar bolseiros.

Escrito por
Redação
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade