IJ prepara mais uma Semana Nacional da Juventude

Sob o lema “Importância dos Jovens no Desenvolvimento da Sociedade Civil”, o Ministério da Juventude e Desporto e o Instituto da Juventude realizam mais uma Semana Nacional da Juventude (SNJ) de 1 a 7 de Novembro do ano corrente.

O público alvo das atividades da SNJ é a população sãotomense dos 14 aos 35 anos, que segundo o IV Recenseamento Geral da População e Habitação de 2012, corresponde a um total de 67.909 indivíduos, representando assim, 38% da população nacional.

O Diretor do Instituto da Juventude (IJ), Jozino Veiga, disse ao STPDigital que à semelhança dos outros anos, será celebrada a Semana Nacional da Juventude, que incluirá o dia 1 de Novembro (em que se assinala o dia da Juventude Africana) e o dia 5 do mesmo mês (dia Nacional da Juventude). “O Ministério da Juventude e Desporto, através do Instituto da Juventude, em parceria com outras instituições, tem agendado, várias atividades (lazer, educativas, informativas e de reflexão), não só durante a Semana Nacional da Juventude, como também durante o mês da Juventude (Novembro), como forma de nós, os Jovens, fazermos uma reflexão, daquilo que é o nosso dia a dia, afim de sabermos o caminho a seguir e analisarmos o quão úteis podemos ser no desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos”, disse o Diretor do IJ.

Jozino Veiga disse ainda que o grande objetivo da SNJ é alertar a juventude sãotomense sobre a data, fazer com que sintam que o Governo está atento e empenhado no desenvolvimento do país, nomeadamente a juventude, porque São Tomé e Príncipe é constituído por uma população maioritariamente jovem. “A juventude é o pilar do desenvolvimento”, acrescentou o jovem Diretor do IJ. O Conselho Nacional da Juventude, parceiro na organização da SNJ, enquanto plataforma de todas as associações e organizações de juventude a nível nacional, é, segundo o seu líder, sem dúvidas o palco privilegiado para o exercício de cidadania em prol da salvaguarda dos valores de juventude. Tem colaborado com o Estado em matéria da juventude, tem servido de elo de ligação entre as organizações e associações da juventude aderentes, fomentado por diálogo o intercâmbio de posições e de pontos de vista, tem contribuído para o desenvolvimento associativo juvenil em São Tomé e Príncipe, desenvolvido e apoiado a organização de atividades de índole sociocultural, de protecção e conservação da natureza e do voluntariado. Também tem promovido e dinamizado o intercâmbio com as organizações estrangeiras congéneres.

Para o Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Wildiley Barroca, que é também Vice-Presidente da União Panafricana da Juventude, as celebrações dos dias internacionais têm apenas importância histórica. “As datas de 1 e 5 de Novembro servem quase somente para reflexão, e tem feito com que o poder político e os jovens em particular caminhem na onda de andar a refletir, o que não acho mau, mas vamos continuar a refletir até quando? É preciso começarmos a agir e deixar de discursos bonitos”, afirmou o ativista juvenil.

Este ano a grande novidade da Semana Nacional da Juventude será a Feira dos Jovens Criadores de São Tomé e Príncipe nos dias 4 e 5 de Novembro, no Salão da UCCLA do Parque Popular. Todos os jovens criadores, produtores e fazedores de arte estão convidados a participar e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no IJ. O objetivo da feira é valorizar os trabalhos dos artistas nacionais, independentemente das suas áreas de intervenção, mostrar os seus trabalhos e incentivar o consumo dos produtos nacionais. “Podemos dizer que será uma feira de tudo aquilo que a juventude sãotomense faz, desde a música, dança, artesanato, pintura, produção, iniciativas etc.”, disse Jozino Veiga.

O Instituto da Juventude responde diretamente ao Ministério da Juventude e Desporto. Jozino Veiga assumiu a direção da instituição há mais de 2 anos e disse ao STP Digital que tudo tem funcionado bem apesar de algumas dificuldades financeiras, “que é de todos, quer em São Tomé e Príncipe, como noutras paragens do mundo. Temos o capital humano, assim sendo, vamos continuar a dar passos largos e acertadas de forma a atingirmos o nosso objetivo”.

Descrevendo a juventude, o Diretor do IJ disse ainda que ”nós, a juventude sãotomense, pois também sou jovem, sabemos o que queremos e onde queremos chegar, mas precisamos saber o que fazer para chegarmos lá. Posso dizer que a juventude está cada vez mais participativa e esperançosa no desenvolvimento do nosso país.” Já o Presidente do CNJ disse que diante de todos os problemas que têm assolado a juventude, quer continuar a encorajar a juventude a continuar a sonhar “porque um dia, havemos de realizar os nossos sonhos. Mas mais do que simplesmente sonhar é preciso que nós estabeleçamos uma palavra de ordem nas nossas vidas, a auto determinação. É preciso que com esta auto determinação possamos entender que as coisas só irão acontecer se nós mesmos lançarmos as mãos ao trabalho, se formos nós mesmos os principais atores desta transformação.” Wildiley Barroca ressaltou ainda que “o caminho é longo mas a vitória é certa, e como jovens que somos, somos e seremos capazes de enfrentar as barreiras que surgirem nas nossas vidas e realizar os nossos sonhos. Por isso, vamos fazer acontecer, hoje, agora, não amanhã sem demora.”

Escrito por
Katya Aragão
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade