Unitel STP inicia actividade com primeira chamada telefónica

A Unitel STP, operadora de telecomunicações móveis, fez hoje o lançamento técnico da sua actividade em São Tomé e Príncipe, com a inauguração do Centro de Comutação e realização da primeira chamada interna de voz e envio de SMS.

A cerimónia marca o início das operações da Unitel STP, a operadora móvel são-tomense que nasceu como subsidiária da Unitel para apresentar uma nova oferta no mercado de Telecomunicações de São Tomé e Príncipe. Este é o resultado do contrato assinado pela Unitel Internacional para a obtenção de licença como segunda operadora de Telecomunicações GSM (2G e 3G) em São Tomé e Príncipe, em Março de 2013, após ter ganho o concurso público conduzido pela Autoridade Geral de Regulação (AGER) de São Tomé e Príncipe.

Na cerimónia participaram altas individualidades governamentais e institucionais de São Tomé e Príncipe e de Angola, nomeadamente o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa; e de Angola, o Ministro da Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, o Ministro das Relações Exteriores, Jorge Chicoty, a Ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira de Matos, e o Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, entre outros.

Segundo Manuel Lemos, Director-Geral da Unitel STP, “com este lançamento técnico, a Unitel STP terá inicialmente cobertura de rede em toda a ilha de São Tomé, sendo que alargaremos depois, paulatinamente, para todo o país”.

O lançamento comercial da empresa, que irá permitir aos são-tomenses adquirirem os equipamentos e serviços da Unitel STP, está previsto para breve.

Tal como foi anunciado em 2013 pela Unitel, a aposta da empresa em São Tomé e Príncipe irá permitir um investimento sustentado para alavancar a economia nacional no país, bem como fomentar a formação de jovens em tecnologia, engenharia e gestão. Até ao momento, a Unitel STP emprega já 16 técnicos santomenses, estando previsto um total de 24 até o final do ano, à medida que as operações se forem complexificando e for iniciada a inauguração de postos de atendimento ao público.

Com o lançamento técnico da Unitel STP, a Unitel Internacional dá mais um passo decisivo na sua estratégia de expansão em África, procurando levar serviços e produtos de Telecomunicações altamente inovadores a vários países do continente.

Creusa de Oliveira

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade