TEDxSãoTomé : O poder das ideias pode mudar São Tomé e Príncipe?

Venha despertar os 5 sentidos com o futuro no presente! Foi este o slogan de um evento que teve como título o futurismo são-tomense.

É contando histórias que Ângelo Torres conhecesse a si mesmo. “Sou um contador de histórias e ao contá-las estou conhecer-me a mim através dos outros”. Uma fase simples que tem por detrás um grande exercício de reflexão sobre o porquê que faz algo que já lhe é tão natural quanto respirar.

“Eu nunca me questionei porque é sou um contador de histórias, foi uma coisa que apareceu, um acréscimo na minha profissão de actor. Masobrigaram-me a fazer essa pergunta quando me lançaram este desafio de participar do TEDxSãoTomé”, disse Ângelo.

O também realizador e Ator foi um dos 9 oradores que subiram no sábado o palco no Arquivo Histórico, nesta segunda edição do TEDxSãoTomé. Entre os oradores estiveram nomes como Acácio Bonfim, Elsa Lombá, Katya Silva, Epifânio Costa, Dário Pequeno, Pindó Santos, Wildiley Barroca e a School Dance.

Dário Pequeno e a School Dance foram os responsáveis por duas performances que contagiaram o público, uma de música e outra de dança. As talks dado a diversidade de oradores convidados, abrangeram temas que vão da moda a violência doméstica, pesando por risadas, juventude, liderança e as telecomunicações. Em comum, todos temas tiveram um fio condutor desta 2ª edição do TEDxSãoTomé, que foi o “Futurismo Santomense: Visão Raio X." O objectivo segundo a comissão roganizadora, é proporcionar através das ideias, experiências e sonhos partilhados, inspirar a audiência a pensar e agir no presente, mas com perspectiva num futuro responsável e sustentável, adaptado as novas tecnologias, sem repetição de erros cometidos no passado. Para esta edição, o slogan foi: Venha despertar os 5 sentidos com o futuro no presente! Moving for Innovation! O evento foi uma oportunidade de fazer uma introspecção sobre o presente, e propiciar aos presentes a oportunidade de criar uma narrativa comum para a (re) construção de São Tomé e Príncipe, como esteve patente em várias intervenções de oradores como a Elsa Lombá, cuja talk denominou-se “um futuro sem violência” ou “um futuro conectado” da autoria de Epifánio Costa, a título de exemplo.

Ao contador de histórias abordar sobre futurismo pareceu, no começo, desenquadrado com a realidade. “Com tantos problemas que temos que resolver agora em São Tomé a nível social cultural, económico identitário, como é que podemos estar a falar de futurismo em São Tomé e Príncipe?”.

“Temos que entender o que fomos, o futuro constrói-se todos os dias. Então é normal que essa geração queira construir um futuro futurista com tudo que tenha direito e é preciso, por mais triste me seja, chegar a conclusão que o meu tempo é do presente olhando para o passado. O futuro está nas mãos dessa geração que organiza esses tipos de coisas e que quer fazer para amanha. Essa gente pode pensar num futuro futurista. Portanto sim, porque é que não o futurismo?”, acrescentou Ângelo Torres.

“É urgente criar um espirito TEDx todos os dias, em cada cidadão santomense” frisou Mário Lopes, um dos Co-Organizadores do evento.

Confirmado esteve também, a presença de 116 participantes que lotaram a sala de espetáculo do Arquivo Histórico, em São Tomé, segundo os dados divulgados pela comissão organizadora, o evento foi ainda seguido via livestream por 2 centenas de pessoas oriundas de várias paragens do mundo, incluindo no território nacional, “o que demonstra que o evento ganhou o espaço e o reconhecimento merecido, tanto na sociedade santomense, como na diáspora, e por todos que seguem mundialmente os eventos TEDx”, finalizou Katya Aragão, fundadora do conceito em São Tomé e Príncipe.

Escrito por
Redação
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade