5 países africanos que abraçaram a energia solar

África é o continente que recebe mais luz solar do que qualquer outro no mundo. O que torna este continente ideal para o desenvolvimento da energia solar. Aqui está uma lista de 5 países que estão a explorar este importante recurso e que servem de exemplo para São Tomé e Príncipe.

Marrocos

Com o esperado lançamento da primeira fase da mega central fora da cidade de Ourrzazate de cerca de 9 bilhões de dólares, Marrocos está à beira de se tornar uma super potência global na área de energia solar térmica.

Ruanda

O projeto de energia solar de 23.7 milhões de dólares na vila de Agahozo Shalom Youth impulsionou a capacidade total da rede do país em 6%. A central, que foi concluída em 2014 em tempo recorde, criou 350 postos de trabalho, o fornecimento de energia para mais de 15.000 famílias no primeiro ano.

Quénia

Em julho do ano passado, um acordo foi assinado entre o Quénia e a SkyPower, uma empresa norte-americana, para desenvolver um projeto de energia solar 1 GW. O projeto de 2.2 bilhões de dólares será construído em 4 fases ao longo dos próximos 4 anos. SkyPower disse que o investimento vai criar mais de 25 mil postos de emprego por ano no Quénia e inclui 200 MW de instalações de fabricação e montagem, bem como um compromisso de 173 milhões de dólares para educação, treinamento, pesquisa e desenvolvimento.

África do Sul

África do Sul posicionou-se entre os 10 melhores países no mundo no que toca ao aproveitamento da energia renovável do sol. Com as suas 15 centrais de energia solar, que agora recebem mais de 500MW de energia do sol. Em março de 2014, o país abriu a KaXu Solar One, a sua primeira central de energia solar térmica, uma gigante instalação que adiciona 100 megawatts à rede nacional, gerando energia suficiente para cerca de 80 mil casas, e pode atender às necessidades de cerca de 400 mil sul-africanos.

Argélia

O governo argelino criou um dos planos mais ambiciosos do Norte de África para a energia limpa, com o objetivo de implantar cerca de 22 GW de fontes de energia renováveis até 2030, fornecendo assim até 40% de energia doméstica e tendo disponível quase metade para a exportação. Além disso, Argel espera que o projeto gere 100 mil postos de emprego.

Em São Tomé e Príncipe, o projeto "Escolas Solares" permitiu que mais de 60 salas de aula de cerca de 30 instituições de ensino de zonas rurais do país pudessem ter energia elétrica para funcionar sem depender da luz natural. Dezenas de salas de aula passaram a ser utilizadas em cursos de alfabetização para adultos em regime pós-laboral; no seu conjunto estas infraestruturas estão a ser utilizadas anualmente durante um total de cerca de 28600 horas. O projeto beneficiou diretamente mais de 1.700 crianças e cerca de 3.200 alunos do ensino secundário; indiretamente, a iniciativa possibilita melhorias da vida de, aproximadamente, 22.800 membros de comunidades locais. Uma clara pequena demonstração do verdadeiro impacto que a aposta em energias renováveis poderão ter no nosso país.

O projeto foi financiado pela Cooperação Portuguesa, pelo Ministério da Educação, Cultura e Formação de São Tomé e Príncipe com apoio institucional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Centro Politécnico de São Tomé e Príncipe.

Fonte: This Is Africa

Escrito por
Redação
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade