TEDxSãoTomé faz acontecer!

A edição de 2016 do TEDxSãoTomé surpreendeu todos pela positiva e ultrapassou as expetativas. Esta quarta edição da única conferencia TEDx em São Tomé e Príncipe, até então, foi de encontro ao tema e transcendeu.

Como já tem sido desde 2013, o evento foi transmitido em direto pela internet e com alta qualidade. Logo no início do evento o público foi surpreendido por uma inovação: a mestre de cerimónias digital em 2D – Maiá e a Intro Oficial do TEDx apresentada pelo Curador do TED, Chris Anderson com legendas em forro.

As oito apresentações que subiram ao palco do TEDxSãoTomé, que este ano foi no Hotel Pestana, foram brilhantes e revelaram ideias poderosas que se apropriadas pelos sãotomenses atingirão o seu clímax. Este ano o evento teve claramente mais oradoras do que oradores, facto explicado pela anfitriã, Katya Aragão: “Todos os anos convidamos mulheres, mas elas são as primeiras a não aceitar o desafio ou a desistirem de última hora. Este ano, a nossa estratégia foi convidar mais mulheres do que homens para garantir de facto uma sublime presença feminina em palco”.

O grupo teatral Caravana Africana fez uma grandiosa abertura rica em ritmos nacionais com uma mensagem clara: precisamos de produzir mais e de união! Foi revigorante ver os pequenos detalhes da caracterização e figurino dos actores que criaram a combinação perfeita entre música, coreografia e texto. “Quem Somos” por Caravana Africana culminou com a declamação do poema “Transcendência”, composto especialmente para o tema da conferência pelo poeta, Wildiley Barroca, um dos membros da equipa.

O empreendedor Tiziano Pisoni, um italiano de coração são-tomense, que já vive em São Tomé há mais de 20 anos falou sobre “O Futuro no Presente”. O orador disse que “o futuro está nas nossas mãos, precisamos ter ideias hoje e implementá-las para que o nosso futuro seja melhor e possa dar os frutos esperados”.

Em São Tomé e Príncipe, as estatísticas mostram que existem no país cerca de 89 872 mulheres, que diariamente são esposas, mães e autênticas profissionais. A advogada, Carla Vera Cruz, é uma delas e deixou claro que “O lugar das Mulheres é em todo o lado”. A oradora deixou uma pergunta de reflexão: “Mulheres, até que ponto estão dispostas a serem protagonistas das vossas histórias? A protagonizarem os mais variados papéis? Transcendam, acreditem na vossa versatilidade e não deixem os vossos sonhos sem um final feliz!”

A ativista, Eugénia Neto, perdeu completamente a visão aos 16 anos e emocionou a audiência com a sua mensagem. Partilhou a sua história e muitos ficaram surpreendidos pelo facto da oradora ter namorado e ser mãe. A fundadora da Associação dos Cegos e Amblíopes de São Tomé e Príncipe (ACASTEP) contou histórias tristes e engraçadas e demonstrou que uma incapacidade pode tornar-se uma capacidade. “A nossa cidade é completamente inadaptada para os deficientes. Os passeios são muito altos, não existem rampas (nem nos acessos aos locais que prestam serviços públicos), não existem sinais sonoros para permitirem os cegos atravessarem a rua sem estarem acompanhados, não existe, por exemplo, nos serviços públicos, nada escrito em braille para que os cegos possam orientar-se”.

“Vamos utilizar mais tecnologias na agricultura e criar o melhor para São Tomé e Príncipe” foi a ideia apresentada pelo agricultor, Abel Bom Jesus, que partilhou um pouco da sua experiência. “Durante muito tempo pratiquei uma agricultura muito rudimentar, tradicional, bastante vulneráveis as condições climáticas particulares que temos. Então comecei a pensar em como dinamizar e aumentar a minha produtividade mas mantendo a qualidade dos meus produtos. Então fui investigar, informar-me, e soube logo que a resposta estava nas novas tecnologias” .

O talk “Devemos todos falar forro” da Reitora Fernanda Pontífice abordou a temática das línguas nacionais. A oradora disse que “o forro é o veículo da nossa identidade, nossa cultura e devíamos usá-lo como caminho de aprendizagem dos nossos valores”.

Seguiu-se a apresentação do empresário e visionário, Taofick Okoya, que começou com uma chamada Skype (cujo fundador, Ahti Heinla, esteve no palco TEDxSãoTomé 2015). O criador das famosas bonecas Queens of Africa tinha perdido o voo e só chegaria a São Tomé no dia seguinte. Mas ainda assim fez a sua apresentação por vídeo conferencia com excelente qualidade. Okoya disse que “a representação é importante, se uma menina se vir representada de forma positiva reproduzirá comportamentos positivos e dá-se o reconhecimento da sua identidade”.

O último talk do TEDxSãoTomé 2016 “A bomba cardíaca, e se esta falha?”, foi apresentada pela cardiologista, Miryan Cassandra. Antes de deixar o palco a oradora disse que “a bomba não é perfeita, e ao falhar, aparecem sintomas, definha-se aos poucos uma vida, uma família, sobrecarrega-se um sistema e enfraquece-se a economia.”

Durante o evento foram leiloadas algumas bonecas do orador Taofick Okoya, cujo valor arrecado será doado a Associação para Reinserção das Crianças Abandonadas e em situação de Risco (ARCAR). A ONG Galo Cantá, organizadora do evento, aproveitou para anunciar que em 2017 não realizará o TEDxSãoTomé, mas garantiu que a conferência internacional regressará em 2018. Aqui aguardamos.

Escrito por
Redação
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade