Febre Pokémon Go já chegou a São Tomé e Príncipe

O jogo para smartphones da Nintendo que se tornou um fenómeno na internet desde o seu lançamento ainda não está oficialmente disponível para São Tomé e Príncipe, mas já tem fãs no país. Os jogadores nacionais conseguiram baixar o jogo criando uma conta na AppStore em Portugal e já capturaram pokémons em solo são-tomense.

Ainda não sabe o que é Pokémon Go? É um jogo gratuito de realidade aumentada para smartphones Android e iOS, que utiliza o sistema de GPS dos aparelhos para fazer com que os jogadores se desloquem fisicamente para conseguir capturar os pokémons.

Não confunda realidade aumentada com realidade virtual. A realidade aumentada é um tipo de média que mistura o mundo real com elementos criados virtualmente. No caso do Pokémon Go, o jogador visualiza os seus arredores no écrã do telemóvel ou tablet capturados pela câmera e a aplicação insere os pokémons nesses lugares.

O engenheiro em telecomunicações, Rómulo Fernandes (35 anos), disse ao STP Digital que o seu pokémon preferido é o Vaporeon. Joga apenas nas horas vagas e aprecia o jogo pela “possibilidade de interagir com o mundo real através de um jogo virtual. É um conceito que não é exactamente novo, mas que juntamente com a possibilidade de te fazer exercitar e conhecer lugares novos, além de ter sempre o factor surpresa (diferentes monstros) e sabendo que se tratam de personagens que estiveram presentes na nossa juventude-infância, tornam o jogo muito atrativo.” Rómulo disse ainda que começou a jogar também pela necessidade de conhecer o jogo porque acha importante estar atualizado sobre tudo o que se refere às novas tecnologias.

Os jogadores nacionais já apanharam monstros na ponte da Praia do Museu, no marco da rotunda do Liceu Nacional, no Mionga em Angolares, na Praça da Independência, etc.

O técnico de comunicação e marketing, Karlley Frota (30 anos), é fã do famoso Mewtwo e contou que o lugar mais curioso onde capturou um pokémon foi no seu carro: “Achei um Zubat (Pokémon Morcego)”. Começou a jogar por curiosidade e ficou cativado pela interação existente no jogo: “parece real e super divertido”. Gosta mais dos combates nos ginásios e disse que atualmente existem dois ginásios e 8 PokéStops na cidade de São Tomé.

A advogada Ana Semedo (38 anos) adora o jogo pela interação entre a vida real e os bonecos virtuais: “farto-me de tirar fotos sempre que vejo algum que aparece perto de pessoas ou locais” e por lhe recordar a infância dos seus irmãos mais novos. “O facto de, há cerca de 20 anos atrás, os meus irmãos e irmã serem seguidores dos desenhos animados e "coleccionarem" toda a merchandise”, disse Ana, cujo pokémon preferido é o Cubone.

O técnico de marketing Gujusiley Viegas (23 anos) adora o pokémon Entei. Sublinhou que pelo facto do jogo ainda não estar disponível para São Tomé e Príncipe os jogadores nacionais não têm como apanhar muitos pokémons. Gujusiley adora perseguir os monstrinhos: “Até então já capturei 5 pokémons”.

Escrito por
Katya Aragão
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade