×

Secções

Empresa

Idiomas

Educação

MECF aposta na formação de 50 Professores Santomenses no Brasil

C

Deixaram São Tomé esta tarde com destino à Fortaleza (Brasil) 50 professores santomenses – 25 da Língua aportuguesa e 25 de Matemática – para participarem numa formação intensiva durante um mês. Esta acção inédita, com o apoio do Governo Brasileiro, visa capacitar os docentes do ensino secundário.

Dos 1883 professores e educadores que o sistema possui actualmente cerca de 60% não possuem a formação pedagógica necessária para leccionar e uma grande maioria possui um vinculo precário com o sistema educativo (eventuais). Esta realidade não deixa de ter repercussões negativas na qualidade de ensino. Por conseguinte o actual Governo está empenhado em formar e capacitar os professores santomenses.

Na Carta de Política Educativa 2022, validada no recente Fórum da Educação, o Ministério da Educação estabeleceu, neste domínio, os seguintes objectivos:

  • Definir e implementar uma politica clara e assumida de formação inicial e formação continua do corpo docente, mediante um diagnostico/avaliação da situação actual da classe;
  • Promover a atractividade da docência, enquanto profissão;
  • Formar a capacitar recursos humanos em numero e qualidade aceitável para fazer face ao desafio da qualidade do ensino.

Artigo publicado no: www.facebook.com/educacao.stp

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção