×

Secções

Empresa

Idiomas

Educação

Projeto Escola + leva 14 professores portugueses a São Tomé

C

“Mais do que dar aulas, estes professores têm a missão de apoiar os professores santomenses. Através de formação ajudam no reforço das suas capacidades” afirma Ahmed Zaky, diretor do Instituto Marquês de Valle Flôr.

Numa altura em que a não colocação de professores gera preocupação no setor do ensino em Portugal, uma equipa de 14 docentes portugueses chega esta semana a São Tomé e Príncipe para colaborar com o projeto Escola+.

“Mais do que dar aulas, estes professores têm a missão de apoiar os professores santomenses. Através de formação ajudam no reforço das suas capacidades” afirma Ahmed Zaky, diretor do Instituto Marquês de Valle Flôr. “Este trabalho é, por isso, muito gratificante para quem colabora com o Escola+”, acrescenta.

O projeto, que o IMVF executa desde 2009, representa a transição gradual de uma metodologia de lecionação direta para uma lógica de formação e capacitação aos professores Santomenses e colocou já em marcha uma reforma de todo o ensino secundário: formação entre pares, revisão curricular, reforço da capacidade de gestão e acompanhamento do ensino, melhoria do parque escolar. O objetivo último é adaptar o sistema de ensino às reais necessidades do país.

Para os professores cooperantes optar por sair do país pode representar ir mais além na missão de ensinar: “Estar envolvido na reorganização de uma estrutura curricular que estava obsoleta e participar num programa ambicioso que aposta na formação dos recursos humanos locais como arma para o desenvolvimento socioeconómico é a oportunidade que o projeto oferece”, remata o Diretor do IMVF.

Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física e Química e História são algumas das áreas pedagógicas para as quais o IMVF recruta professores portugueses. Ainda em aberto para o ano letivo 2012/2013 está uma vaga para professor de português.

O Instituto Marquês de Valle-Flôr (IMVF) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que tem por missão a promoção do desenvolvimento socioeconómico e cultural nos países de língua portuguesa.

Artigo publicado no: www.portugaldigital.com.br

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção

Comentários

Comentar