×

Secções

Empresa

Idiomas

Economia

FMI concede crédito de 570 mil dólares a São Tomé e Príncipe


O Fundo Monetário Internacional aprovou hoje a entrega de 570 mil dólares a São Tomé e Príncipe, ao abrigo da segunda revisão do programa de financiamento com o valor de 3,9 milhões de dólares, informou a instituição em comunicado segunda-feira divulgado.

Ao abrigo deste programa que se prolonga até 2015 e que foi aprovado em Julho de 2012, São Tomé e Príncipe já recebeu 1,71 milhões de dólares, informou ainda o FMI, que acrescentou que em breve será apresentado o relatório ao abrigo do Artigo IV, que prevê a realização de uma análise anual a todas as economias que fazem parte do conjunto de membros do FMI.

“Os responsáveis [de São Tomé] devem ser elogiados pelo desempenho conseguido com o programa patrocinado pelo FMI. O crescimento económico estável e a redução da inflação têm sido mantidos num ambiente global difícil e uma postura prudente relativamente às contas públicas tem sustentado o regime cambial fixo”, disse o director adjunto do FMI, Min Zhu, no comunicado em que anuncia a entrega da segunda fatia do programa de ajuda externa.

“Olhando para o futuro, é importante continuar a fortalecer a elasticidade da economia, particularmente devido às incertezas sobre a produção de petróleo. A disciplina orçamental, principalmente nas vésperas das eleições de 2014, será crucial. A este respeito, continuam a ser necessários melhorias na mobilização das receitas para criar espaço adicional para investimentos públicos e despesas sociais”, acrescentou o director-adjunto do FMI.

Artigo publicado em: www.macauhub.com.mo

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção