×

Secções

Empresa

Idiomas

Sociedade

Novo Hotel na Roça Sundy

Este mês, localizado na Roça Sundy, na Região Autónoma do Príncipe, surge uma nova unidade hoteleira de charme que resulta da remodelação de uma roça de cacau: o Hotel Roça Sundy.

No início do Século XX, a Roça Sundy era “uma casa de família situada no coração de uma das maiores plantações de cacau nas ilhas de São Tomé e Príncipe. Durante a primeira década de 1900, estas ilhas foram um dos maiores produtores mundiais de cacau. Após a independência de Portugal em 1975, a produção de cacau diminuiu significativamente e hoje, as Roças são um ponto fulcral da vida quotidiana das comunidades”, de acordo ao comunicado da HBD.

O hotel Roça Sundy oferece um restaurante de cozinha internacional, composto por uma sala de jantar de arquitetura colonial e uma grande varanda com vistas sobre a floresta da ilha do Príncipe e para o Oceano Atlântico.

Todos os quartos da Roça Sundy foram decorados com mobiliário ao estilo colonial – muitos da casa original – e vários oferecem varandas espaçosas com vista para o terreiro ou para a floresta.

Além da casa e do terreiro, os hóspedes da Roça poderão desfrutar de diversas actividades, incluindo caminhadas através da Reserva de Biosfera da UNESCO, observação de pássaros, cursos de culinária, massagens e yoga. Atividades de água, como passeios sazonais de observação de baleias e golfinhos, snorkeling, caiaque e stand-up padell serão disponibilizados pelo Resort Bom Bom, a apenas a 30 minutos do hotel Roça Sundy.

A abertura do hotel Roça Sundy faz parte do plano de turismo sustentável desenvolvido pela HDB em parceria com o Governo Regional da Ilha do Príncipe. A recuperação e restauro dos edifícios foi realizado por construtores locais, especialmente treinados para este trabalho e utilizando principalmente materiais reciclados.

Mais de 90% dos atuais colaboradores do hotel Roça Sundy foram recrutados na comunidade, apoiados por um intenso programa de formação de nove meses, leccionado pela Escola de Turismo dos Açores.

Escrito por
Redação

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção