×

Secções

Empresa

Idiomas

Sociedade

Fundação de Tony Elumelu promove a maior reunião de empreendedores africanos no mundo

Lagos acolhe entre 13 e 14 de Outubro o 3º Fórum Anual de Integração da Fundação Tony Elumelu. O evento vai reunir 1.300 empresários africanos, líderes de negócios, decisores políticos dos 54 países do continente Africano.

A Fundação Tony Elumelu (TEF), a maior filantropia de África focada no apoio ao empreendedorismo, anunciou que este é o primeiro ano em que a reunião mais inclusiva de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) africanas está aberta a empresários que não são TEF e permitirá às PMEs em toda a África participarem e formarem redes, partilharem conhecimento, conectarem-se com investidores e empresas e influenciarem os decisores políticos e os líderes empresariais presentes.

“Desde o lançamento do Programa de Empreendedorismo TEF – e comprometendo 100 milhões de dólares americanos para a capacitação de 10 mil empresários africanos em uma década – desencadeamos a força mais potente para o desenvolvimento do nosso continente – os empresários”, disse o Fundador da TEF Tony O. Elumelu. “Em apenas 3 anos, os nossos 3 mil empresários criaram dezenas de milhares de empregos e geraram riqueza considerável. Nos dias 13 e 14 de outubro, convido a comunidade empresarial mundial para Lagos em direção à realização de uma Nova África, uma prosperidade, um continente auto-suficiente capaz de replicar os resultados que vimos no nosso programa inovador “, acrescentou ainda Tony Elumelu.

O evento de dois dias apresenta painéis plenários, aulas de mestrado e oportunidades de rede específicas do setor bem como palestras lideradas por políticas focadas em melhorar o ambiente propício para as empresas africanas.

O Diretor Presidente da TEF, Parminder Vir OBE, disse que: “Este é o primeiro ano em que abrimos o Fórum para incluir não apenas os mil empresários Tony Elumelu do ciclo 2017 do nosso Programa, mas o pleno ecossistema de empreendedorismo pan-africano. Ao fazê-lo, estamos a permitir que PMEs de diferentes comunidades se juntem e expandam as possibilidades de parcerias intra-africanas. Eu exorto decisores políticos e investidores a juntarem-re a nós no Fórum à medida que capacitamos a próxima geração de empresas africanas titãs “.

Os palestrantes no evento incluem: Wale Ayeni, International Finance Corporation; Stephen Tio Kauma, Afrexim Bank; Andre Hue, Banco Africano de Desenvolvimento; Stephen M. Haykin, USAID Nigéria; Heikke Reugger, Banco Europeu de Investimento; Abdoulaye Mar Dieye, Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. O investimento a longo prazo da Fundação na capacitação de empresários africanos é emblemático de Tony Elumelu.

A filosofia de Elumelu do africapitalismo, que posiciona o setor privado de África e, mais importante, são os empresários, como catalisadores do desenvolvimento social e económico do continente.

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção

Authors

Sobre o Autor

Redação

Comentários

Comentar