×

Secções

Empresa

Idiomas

Saúde

Governo e OMS lançam Semana Africana de Vacinação

De 23 a 29 de Abril decorre em todos os distritos do país a semana africana de vacinação sob o lema “As vacinas funcionam, faça a sua parte”.

 

Esta semana arrancou a Semana Africana de Vacinação que visa sensibilizar a população sobre a necessidade e os direitos de todas as pessoas, nomeadamente mulheres e crianças, serem protegidas contra doenças evitáveis   por vacinação.

A campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde através da Direção dos Cuidados da Saúde e visa crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas ou que tenham doses incompletas de vacinas.

Por ocasião desta semana o Primeiro Ministro, Patrice Trovoada, pediu a população para aderir a esta iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o governo, destacando os progressos que São Tomé e Príncipe tem feito no domínio da vacinação.

Já a OMS salientou na sua mensagem os progressos   na Região Africana sobre a vacinação sobretudo na melhoria do acesso as vacinas, sublinhando a necessidade de uma maior mobilização das pessoas e das instituições para a concretização dos objetivos preconizados   na vacinação.

A OMS considera a Semana Africana da Vacinação como uma forma eficaz de alcançar as pessoas com acesso limitado aos serviços regulares de saúde. Levada a cabo anualmente desde 2011, a iniciativa resultou em mais de 150 milhões de pessoas de todas as idades a serem vacinadas, milhões a receberem vitamina A e comprimidos desparasitantes, e cerca de 35 milhões a serem rastreadas e tratadas contra a malnutrição.

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção