×

Secções

Empresa

Idiomas

Desporto

Palestra sobre os “XI Jogos Desportivos da CPLP” em Guadalupe

Os trabalhos de organização da “XI Edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa” já ganham forma em São Tomé e Príncipe. A XI edição dos Jogos Juvenis da CPLP irá realizar-se de 21 a 28 de julho de 2018 e é a primeira vez que esta competição está a ser organizada por São Tomé e Príncipe, sendo também a primeira edição expandida aos nove países-membros da CPLP.

 

No último sábado, os jovens do distrito de Lobata, receberam na mediateca de Guadalupe o Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Calisto Nascimento, e o Director do Instituto da Juventude de São Tomé e Príncipe, Josino Veiga, para a palestra com o tema “Inclusão dos jovens nos jogos da CPLP” em parceria com a CNJ do distrito de Lobata tendo como representante o Secretário, Zico Rodrigues.

A palestra foi conduzida pelas 3 instituições que abordaram pontos fundamentais que elucidaramm melhor a juventude do distrito de Lobata sobre os décimos primeiros jogos da CPLP de modo que “os jovens entendam e partilhem com a comunidade onde estão inseridos, a importância da prática desportiva para a auto-estima e se sintam capazes e integrados socialmente, como também, a importância que esses jogos trazem ao país”, proferiu Josino Veiga.

Já o Presidente da CNJ, Calisto Nascimento acrescentou que essas palestras que serão feitas em todos os distritos do país, representam formas de associativismo e voluntariado “por ser a primeira vez que vai se realizar esses jogos no nosso país, por isso que entendemos que é essencial a participação e a integração de todos os jovens e não só, das pessoas nas localidades, ou seja, da população em geral nos décimos primeiros jogos juvenis da CPLP porque sabemos que os atletas estarão cá e estarão com eles os seus familiares. O que consequentemente, faz com que o nosso turismo só tenha a ganhar”.

Os Jogos Desportivos da CPLP têm como objectivo o reforço da solidariedade entre os cidadãos dos países da Comunidade, e contribuir para a organização dos associativismos desportivo, o aumento do fluxo de turismo e a resolução de questões de sanidade pública na capital são-tomense.

Com o público-alvo a juventude das comunidades, os jogos contam com apenas 78 participantes por estado membro da CPLP, e São Tomé e Príncipe receberá 690 pessoas, entre atletas, juízes, delegação dos respectivos países da comunidade lusófona e apoio médico.

O Secretário do distrito de Lobata do CNJ, Zico Rodrigues, promete fazer de tudo para que haja uma participação em massa para os jovens do distrito nos jogos, trabalhando lado a lado com a Camara de Lobata, a qual procura uma parceria, por representar um ponto focal no incentivo aos jovens por esta ter parceria com o Gabinete da Juventude, Cultura e Desporto.

“Vamos percorrer, vamos fazer a mobilização da juventude no distrito, porque queremos que nesse dia os jovens possam representar o distrito em todos os jogos da CPLP” Zico Rodrigues.

Os alunos saíram entusiasmados com a visão do jogo e é de ressaltar que os “XI Jogos Desportivos da CPLP” realizam-se entre o dia 17 a 22 de Julho de 2018, fixando-se a disputa de diversas modalidades como atletismo, atletismo adaptado, basquetebol 3X3, taekwondo, futebol e voleibol de praia.

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção