×

Secções

Empresa

Idiomas

Economia Notícias São Tomé e Príncipe

Presidente do BAD visita STP pela primeira vez em 40 anos

(Imagem: Reprodução AfDB)

Foi lançado esta segunda-feira em São Tomé e Príncipe o projecto de Modernização do Sistema de Pagamentos Bancários, a cerimónia de lançamento que teve lugar no Hotel Pestana contou com a presença do presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, que se encontra no país pela primeira vez.

Este projecto do Sistema de Pagamentos Bancários resume-se no uso de cartões Visa tanto nacionais como estrangeiros.

O Primeiro presidente do BAD a visitar São Tomé e Príncipe durante os quarenta anos de cooperação, que está de visita durante quatro dias, encontrou-se ainda esta manhã com o primeiro-ministro Patrice Trovoada no Palácio do Governo. O objectivo desta visita é de tratar de assuntos ligados a relações comerciais entre o Banco Africano de Desenvolvimento e São Tomé e príncipe.

São Tomé e Príncipe é uma parte importante do BAD, sendo assim, eu sou o primeiro presidente do BAD a visitar o país e é um prazer para mim em estar aqui. Estou aqui também para discutir assuntos ligados a nossa relação de amizade tem em conta que as relações de amizade de São Tomé e Príncipe com o BAD vêm de muitos anos, isto é, quarenta anos. É muito tempo de casamento de desenvolvimento que temos e estamos aqui para avaliar alguns dos frutos desse casamento nas diversas áreas para encontrara com o presidente, primeiro-ministro e com o com o ministro das finanças e discutir como reforçar no nosso apoio para este país” Akinwumi Adesina.

BAD que em 2017 mobilizou os parlamentares sobre as próximas acções de financiamentos aos projectos ligados aos sectores de energia e água e, a gestão económica e financeira de São Tomé e Príncipe para o triénio 2017 – 2020, avaliados em trinta (30) milhões de dólares sempre entendeu que as novas prioridades do país obriga adopção de políticas flexíveis e de interesse mútuo.

O Banco Africano de Desenvolvimento, nesses quarenta (40) anos de cooperação com São Tomé e Príncipe, financiou vários projectos com destaque para as áreas de facilitação do comércio, segurança alimentar, estudo de ordenamento do território e sistema de pagamento bancário de cartão internacional (VISA).

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção