×

Secções

Empresa

Idiomas

Cabo Verde São Tomé e Príncipe

Chefe de Governo de Cabo Verde Visita São Tomé e Príncipe

(Imagem: Reprodução Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva)

A delegação cabo-verdiana chefiada pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia, iniciou ontem quarta-feira (6) uma visita à São Tomé e Príncipe, centrada no reforço da cooperação entre os dois países. A visita de cinco dias incide a convite do chefe do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe Patrice Trovoada.



José Ulisses Correia e Silva esteve em audiência com o presidente da república do arquipélago, Evaristo Carvalho, no palácio cor-de-rosa, onde foram abordados questões de diplomacia no seio da CPLP como a próxima cimeira da comunidade dos países da língua portuguesa a ter lugar em julho do corrente ano em Cabo Verde, no que diz respeito a livre circulação de pessoas e bens nos estados membros. 

Também foram abordados assuntos concernentes aos contactos com a comunidade cabo-verdiana no arquipélago e o trabalho que ambos os países executarão como observadores na comunidade lusófona em defesa do Luxemburgo.

Em uma visita de cortesia ao senhor presidente da república, conversamos sobre a próxima cimeira da CPLP que terá lugar nos dias 17 e 18 e Julho na ilha do Sal e confirma-se a presença do senhor presidente da república.” 

Ficou saliente uma vontade entre ambos os países de reforçar a cooperação,  “Os desafios a comuns que temos na base de uma nova largada co-cooperação com São Tomé príncipe, queremos reforçar o diálogo político, institucional e diplomático. Abrirmos mais referentes de possibilidades no sector da cooperação económica e empresarial, conversamos sobre as nossas comunidades, e como bem disse o presidente da república, tratam de comunidades são-tomenses e cabo-verdianas.”  José Ulisses Correia e Silva garantiu que está sendo resolvido a questão da conectividade, a retoma das ligações aéreas para breve.

A situação dos cabo-verdianos no país mereceu a atenção do governante que trouxe a boa nova para os que são beneficiários do apoio social. 

 “Todo o programa que temos estado a desenvolver no sentido de garantir uma contribuição positiva a nível de subsídios das pessoas mais idosas, iremos aumentar o valor das pensões já para o ano de 2019.” 

Também subscreveu a necessidade e a vontade de Cabo Verde, em reforçar uma aposta em jovens e na sua formação. 

“Também iremos trabalhar a nível do programa na área da formação profissional de educação pois é um trabalho para aumentar o volume de recursos dirigidos aos jovens, mas tudo aquilo que São Tomé Príncipe e Cabo Verde podem desenvolver em conjunto, incluindo a questão dos transportes aéreos e pensamos que podemos concretizar ainda este ano”.

Ao longo dos cinco dias em São Tomé e Príncipe, o chefe do Governo de Cabo Verde foi recebido igualmente pelo seu homólogo Patrice de Trovoada e pelo presidente da Assembleia Nacional José da Graça Diogo.

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção

Comentários

Comentar
error: Content is protected !!