×

Secções

Empresa

Idiomas

Educação TEDxSãoTomé

“Uma Instituição pode criar regras e cultura para a inclusão” Ana Mota | TEDxSãoTomé

Ana Fernandes Mota nasceu em São Tomé na freguesia de Conceição em vinte e um de Abril de 1954. É professora do primeiro ciclo há cerca de 40 anos e dedica grande parte da sua atividade profissional à educação especial. Começou a sua carreira em Portugal, onde fez a licenciatura.

Ana defende uma educação inclusiva que não deixe de fora os estudantes com Necessidades Educativas Especiais em escolas de ensino regular.

STP Digital – Como definiria o trabalho dos professores?

Ana Mota – O papel dos professores é ensinar matérias e transmitir competências. Mas este trabalho, exige paciência, paixão e dedicação. Portanto, pode ser um trabalho árduo se não houver cooperação entre eles e os pais.

Se a criança aprender em casa as regras básicas de educação, estará mais preparada para absorver qualquer matéria ou competência transmitida pelos professores.

STP Digital – Qual é a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva?

Ana Mota – A Educação Especial, ocupa-se do atendimento de educando com deficiência no campo de aprendizagem e transtornos globais de desenvolvimento.

Enquanto que a Educação Inclusiva, é um processo em que se amplia a inclusão de todos os estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em escolas de ensino regular. Podemos afirmar que uma engloba a outra.

STP Digital – Os desafios da educação especial são muitos. Afinal, o que os professores devem fazer ao receber um aluno com deficiência?

Ana Mota – Antes de mais, este aluno por norma, deve passar por uma consulta de psicologia. A finalidade é obtermos o seu  diagnóstico.

Porque se tratar de uma deficiência física, está à vista de todos. Mas se for uma deficiência cognitiva ou emocional, não.  Depois que o relatório esteja pronto, as partes envolventes devem reunir-se de modo que sejam criadas estratégias para a elaboração de um plano de ação.

 STP Digital –  Quais são os desafios da educação inclusiva?

Ana Mota – A Educação Inclusiva tem como principal objetivo, orientar e absorver todo o tipo de crianças, independentemente do seu estatuto social, sua raça, sua religião. Mas esta decisão, irá depender de vários fatores, quer  sejam internos ou externos.

Uma Instituição pode criar regras e cultura para a inclusão. Mas podem falhar devido ao conjunto de elementos que dependem somente da mentalidade de cada indivíduo (país, professores e outros intervenientes).

 STP Digital – Este ano será oradora no TEDxSãoTomé. Que ideia irá apresentar?

Ana Mota – A educação para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, especificamente o caso da Educação Especial. Vou abordar questões sobre a educação em geral e a importância da Educação Especial. Gostaria também de esclarecer alguns conceitos que normalmente são mal entendidos, sugerindo ideias para pais e educadores.

 STP Digital – Se lhe fosse concedido um desejo, qual seria?

Ana Mota – Que todos nós em conjunto, país, professores e educadores, conseguíssemos encontrar ferramentas a fim de criarmos um percurso escolar que se adapte às necessidades de cada criança, para o seu sucesso.

 

 

 

Encontrou algum erro neste artigo? Sugerir correção