Após centenas de audições realizadas entre 2 e 10 de Abril, no Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe, os jurados do Vozes d’Obô escolheram o Top 24, que inclui 12 mulheres e 12 homens.
Confira os jovens talentos que vão disputar as próximas fases da competição de canto Vozes d’Obô.
Joselaica das Neves é uma jovem de Água Crioula. Ela tem 18 anos, é licencianda em Direito, desde pequena que adora cantar e tem o sonho de ser uma cantora profissional.
José Marques canta desde os 7 anos. Cresceu num ambiente onde se respirava música. Tem como referências, músicos como Guilherme Carvalho, Kalú Mendes, Filipe Santo e Haylton Dias. Ele tem 28 anos e reside Atrás da Cadeia.
Yanira Tiny é dona de uma voz poderosa, a próxima concorrente é uma jovem multifacetada e declaradamente feminista. Tem 31 anos e vive no Bairro da Quinta do Santo António.
Paulo Costa é de Água Telha, no Distrito de Mé-Zóchi. Tem 25 anos e é apaixonado pela música desde criança. Inspira-se nos seus cantores favoritos: Zezé de Camargo e Luciano.
Jeosafá Castro tem 20 anos, vive em Budo-Budo, estuda Ciências em Saúde e trabalha como doméstica para pagar os seus estudos. Mas o que realmente ama fazer é música.
António Menezes é de Água Marçal. Ele tem 17 anos, é estudante do 11º ano, e desde muito cedo teve interesse por guitarra e canto, e quer seguir carreira profissional na música.
Isabel dos Santos é da Região Autónoma do Príncipe. Tem 23 anos, está no 4º ano da licenciatura em Geografia. É também terapeuta, massagista e costureira. A sua paixão pela música surgiu com os sons da natureza.
Mayker Loque é da Roça Agostinho Neto, tem 33 anos, e tem de 2 filhos. Trabalha como motoqueiro e também faz um curso profissional. Começou a cantar desde que se conhece por gente.
Joseane Camblé tem 19 anos e vive em São Pojata. É estudante universitária e ganhou o gosto pela música desde os 5 anos. Canta no coro da sua igreja.
William Afonso tem 23 anos e reside em Santo Amaro. Trabalha como carpinteiro na construção civil. A sua história com a música começou quando tinha 12 anos. Tem como referência o lendário Pepê Lima.
Jerusa Albuquerque tem 21 anos, é estudante de Direito e o gosto pela música surgiu desde criança quando cantava na escola e em pequenas festas. Já tem duas músicas gravadas, compõe desde os 17 anos e tem mais de 10 músicas por gravar.
Jamilson Sousa é de Almeirim, tem 17 anos, é apaixonado pela música e fã dos Calema, a dupla que o inspira a cantar. É mais conhecido por James.
Gisela Sousa tem apenas 15 anos, reside em Campo de Milho, sempre foi apaixonada pela música e a música sempre esteve presente na sua vida.
Baltasar Soares é de Ribeira Afonso. É estudante universitário do curso de Biologia, e trabalha como ajudante de pedreiro para custear os seus estudos. Sempre cantou e a música faz parte da sua essência.
Eliany Baía é estudante universitária, cresceu em Angola. Tem formação em canto pela Escola Profissional de Música Obra Bella de Luanda e já tem duas músicas gravadas.
Celso de Ceita tem 20 anos, é estudante e membro do grupo Dear Boys. A sua paixão pela música começou aos 9 anos. Já lançou várias músicas com o seu grupo.
Vanessa Faray mora em Oque del Rei, tem 23 anos, já é esposa e mãe, trabalha como doméstica, é rapper, compositora. Ama a música desde pequena e quer mostrar que consegue ser mais do que o mundo espera dela.
Jackson Marta mora no Bairro do Hospital, tem 25 anos, é estudante universitário. O seu sonho é ser cantor, é muito fã dos Calema e de cantores Sertanejos.
Jussara Camblé tem 21 anos, vive em São Pojata, é estudante universitária, começou a cantar aos 7 anos. Em 2008 entrou para coro da Igreja e descobriu o seu talento para cantar.
Nataniel Bonfim tem 24 anos, reside em Praia Gambôa, e tem o sonho de seguir carreira profissional na música.
Neidlaine Nascimento tem 16 anos, mora em S. Marçal e adora cantar.
Micael Lima vive em Almeirim, tem 32 anos, é casado e pai de uma menina. Começou a cantar e a tocar guitarra quando tinha 15 anos. Já participou em alguns concertos em Angola, é diretor de um grupo coral e vive parcialmente da música.
Melissa Pina tem 19 anos, vive em S. Gabriel, e é estudante pré-universitária. Trabalha como caixa de um restaurante para custear os seus estudos. É filha de pais músicos, nasceu num berço de música. Inspira-se no seu falecido pai, o músico Vavá Pina.
Lemaigique Jordão tem 27 anos, reside em Boa Entrada, e é formado em canalização de água quente e fria. Já tem um disco no mercado, já representou o país em Libreville (Gabão). Em 2021 foi eleito o segundo melhor cantor do distrito de Lobata.
Estes 24 jovens talentos vão batalhar musicalmente, esta noite, na primeira gala do Vozes d’Obô, que acontece no Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe.
Em declarações ao STP Digital, o Presidente do Júri, Guilherme Carvalho, disse que “o processo de audição correu muitíssimo bem, na medida em que o objetivo de selecionar 24 vozes para o concurso foi alcançado.”
Recorde-se que após a fase das audições, na qual os jurados tiveram de selecionar apenas 24 concorrentes entre centenas de candidatos, o top 24 terá agora de dar o seu melhor para chegar à Grande Final do Vozes d’Obô.
“Dizer que constituiu surpresa para todos os jurados, a adesão, e sobretudo, as qualidades apresentadas por parte feminina. O que justifica a singular importância deste concurso Vozes d’ Obô para a nossa gléba artística.” – acrescentou o músico e Diretor Geral da Cultura, Guilherme de Carvalho.
Brevemente, o público santomense poderá acompanhar de perto a trajetória dos concorrentes do Vozes d’Obô através da TVS. E poderão ainda participar nas quatros galas do concurso.
O Vozes d’Obô é cofinanciado pelo DIVERSDIDADE – Instrumento de financiamento para a diversidade cultural, cidadania e identidade no âmbito do PROCULTURA, ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. Instrumento gerido em parceria coma EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.