Cultura Música

Tanyel Viegas é o coreógrafo do “Vozes d’Obô”

Tanyel Viegas

O coreógrafo e bailarino santomense,  Tanyel Viegas,  abraçou o desafio de ser um dos mentores dos concorrentes do “Vozes d’Obô”, sem pensar duas vezes.  O STP Digital este à conversa com ele para saber mais sobre a sua missão.

Com objetivo de desenvolver e melhorar as técnicas performativas em palco dos concorrentes, Tanyel tem guiado os concorrentes  do talent show de canto, elevando a sua qualidade e profissionalismo.

“O projeto “Vozes d’Obô” é uma iniciativa muito interessante, no panorama cultural do país, que vem promover e dar oportunidade aos novos talentos nacionais, valorizar e alavancar a cultura, a música, e sobretudo jovens músicos da nova geração”.

 

Para Tanyel Viegas, tem sido uma experiência boa trabalhar com os concorrentes.

“Darei o meu melhor dentro das minhas competências enquanto coreógrafo, para que estejam todos ao mais alto nível”.

O bailarino disse que os concorrentes do  “Vozes d’Obô” já dispõem de alguma experiência em palco, e conseguem transmitir uma expressão dinâmica de acordo com a música que interpretam.

Como coreógrafo, Tanyel procura desenvolver mais as competências dos concorrentes a nível de colocação em palco, expressão corporal e facial, descontração emocional em palco, e danças complementares durante as suas apresentações.

Tanyel Viegas

“A postura em palco e coreografia estão relacionadas e interligadas numa conexão, assim como a música e dança, a coreografia ajuda a descontrair e absorver o nervosismo, a timidez, o stress, que por sua vez passa uma energia positiva na postura do artista em palco o que permite melhor a expressão”.

Tanyel deixou uma mensagem de encorajamento, e incentivo aos concorrentes:

 “Aproveitem esta oportunidade, para despertarem o vosso lado artístico, se envolver, não ter medo de errar, e acreditar nas suas potencialidades e capacidades”.

Tanyel Viegas

A segunda Gala do “Vozes d’Obô” acontece já amanhã, no Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe, e Tanyel acredita que vai ser uma noite magnífica e que estarão no palco bons artistas independentes.

“Acredito que sairá desta final bons músicos, com oportunidades de ingressar no mercado nacional. Acredito que vai ser espetacular”.

Tanyel é coreógrafo e bailarino profissional de dança há mais de 15 anos. Começou com a criação da sua escola School Dance e Companhia de Dança Inclusiva – ANKA, projetos na qual dirige até o momento. Tem como um dos objetivos promover aulas de dança, dentro e fora do país, com foco na expansão dessa arte pelo país, com a organização, aulas, eventos e espetáculos, pelo mundo  fora, com participação especial  em Angola, China, Moçambique,  Portugal,  França,  Rússia e Áustria.

Sobre o Autor

Jaquilza Gomes

Jaquilza Gomes é licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade de São Tomé e Príncipe (FCT/USTP). Participou na criação da obra conjunta “Ilhas de Palavras”. Nas horas livres dedica-se ao desenho, escrita, poesia, contos e reciclagem.

error: O conteúdo está protegido!!