O Judo Global de São Tomé e Príncipe tornou-se recentemente membro da Federação Internacional de Judo, o que permite a participação de atletas do país em competições internacionais e dão uma maior visibilidade da modalidade no país.
O judoca participou pela primeira vez em competições internacionais de judo e, isso representou um marco importante para a modalidade no país e para a carreira do atleta.
O seu interesse pelas artes marciais começou quando ainda andava no ensino secundário, isto é, pelo Karaté. Aos 12 anos voltou sua atenção para o judo.
“Magney Godinho é um aluno dedicado de judo que começou a treinar em 2012”, disse André Rosa, Presidente do Judo Global de STP.
Atualmente, é treinador principal da Academia de Judo de São Tomé e instrutor de Judo Global na Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe.
Em 2022, foi campeão nacional de judo na primeira edição do campeonato nacional da modalidade realizada na Região Autónoma do Príncipe.
“Desde muito cedo fui treinador, não propriamente atleta. Muitos viajaram e eu como estudava no secundário, continuei lá. Eu tornei-me autodidata. Sempre fui meu próprio mestre, tive ajuda dos mais antigos, mas treinei sozinho”, disse Magney Godinho.
A participação de Magney Godinho no Open de Luanda teve o apoio da Federação Angolana de Judo e do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe.
Segundo Magney, viajar sozinho para um país estrangeiro foi uma das primeiras dificuldades da prova.
“Eu tive uma espécie de bloqueio mental, desmoralização. Pensar como vai acontecer, o que vou fazer, chegar no aeroporto sem saber quem ia pegar-me, sem treinador sem ninguém, foi complicado”, confessou Magney.
Apesar das dificuldades, para o judoca “foi uma experiência única”. O atleta continuará em Luanda até o dia 14 de abril para continuar com treinos e participar num estágio internacional, que esta a ser ministrado pelo Sensei português Renato Kobayashi, para aprimorar as suas habilidades na modalidade. Magney Godinho disse que adora judo, e, que o seu sonho é ganhar e levar para o país a Medalha Olímpica.
“Como um dos principais judocas de São Tomé e Príncipe, a participação do Magney no Luanda Open é um marco importante na sua carreira. Esperamos que este seja apenas o começo de muitas outras conquistas e sucessos que estão por vir”, disse o Presidente do Judo Global de STP.
André Rosa disse ainda que espera ver mais atletas de São Tomé e Príncipe a participar em competições internacionais de judo no futuro.