Economia

Incubadora Central já tem as portas abertas

Incubadora Central

Foi inaugurada a Incubadora Central da Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras de Negócios de São Tomé e Príncipe (REINA), um espaço impulsionador do empreendedorismo jovem, na capital santomense. A Incubadora Central resulta do projecto “Empreende Jovem”, implementado pelo Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A rede de Incubadoras e Aceleradoras têm por objetivo impulsionar o empreendedorismo e o sector privado nacional, com particular foco na juventude, esperando assim aumentar a sua contribuição ao processo de desenvolvimento do país.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Jorge Bom Jesus, e contou ainda com a presença do Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, Vinício Pina, e a Representante Residente do PNUD, Katarzyna Wawiernia.

Incubadora Central

Também estavam presentes as Agências de Nações Unidas, o Corpo Diplomático acreditado no país, parceiros de cooperação, representantes do sector privado e dos jovens empreendedores.

A partir da reabilitação de um edifício, foi criado um espaço moderno, inovador e atrativo. As instalações estão bem equipadas em termos de recursos materiais. A Incubadora Central conta também com recursos humanos especializados e um portfólio de serviços adaptados ao ambiente económico.

A Incubadora Central pretende ser um espaço facilitador para atrair empreendedores e empresários e atender as suas necessidades.

A Direção de Empreendedorismo é responsável pela gestão deste espaço, com o apoio de uma equipa especializada multidisciplinar pertencente a empresa portuguesa Territórios Criativos, enquanto Consultora, com ampla experiência neste domínio.

A Incubadora Central está à disposição do público desde o dia 17 de março com ofertas de serviço como:

– Apoio técnico individualizado a empresários e empreendedores;

– Cursos e sessões de formação adaptados às necessidades dos empreendedores e empresários;

– Atividades de partilha de conhecimento e experiências, eventos e atividades de networking, que serão momentos para reunir membros do ecossistema empreendedor;

– Promoção de práticas colaborativas e dinamização de sinergias.

Sobre o Autor

Jaquilza Gomes

Jaquilza Gomes é licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade de São Tomé e Príncipe (FCT/USTP). Participou na criação da obra conjunta “Ilhas de Palavras”. Nas horas livres dedica-se ao desenho, escrita, poesia, contos e reciclagem.

error: O conteúdo está protegido!!