Com este serviço, de acordo com a GolFinTech, S.A., a Dobra Digital pretende responder à crescente mobilidade do público em geral, oferecendo vantagens de segurança e facilidade às populações.
O sistema de pagamento pioneiro no país foi criado pela empresa são-tomense GolFinTech, S.A., no âmbito do projecto Empreende Jovem, lançado pelo Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, com o financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Segundo o representante da GolFinTech, S.A., a entrada em funcionamento desta moeda digital “visa facilitar o pagamento entre as pessoas físicas e coletivas, instituições do estado e privados, contribuindo para a redução da utilização do papel-moeda e promover a estratégia nacional de inclusão financeira em curso no país“.
A aplicação não utiliza Criptomoedas nem permite a sua compra ou venda, possui as seguintes funcionalidades:
- Transferência de dobras digitais entre as carteiras dos utilizadores;
- Ver saldo e movimentos da conta;
- Pagar entidades que possuam terminais Dobra Digital com QR-Code e manualmente;
- Recarregar a carteira com cartão Visa, por transferência bancária ou depósitos bancários;
- Solicitar levantamentos de dobras físicas da sua carteira para sua conta bancária ou nas nossas agências
- Pagar uma variedade de serviços em todo o país evitando as tradicionais filas e morosidade de processos.
Actualmente a aplicação foi concebida para funcionar apenas em São Tomé e Príncipe, os utilizadores da plataforma financeira poderão ainda receber os seus valores nos telemóveis, podendo assim usar conforme as suas necessidades, a nível de todo o País.