Mundo Tecnologia

Número de utilizadores da Internet no mundo chega aos 4,66 mil milhões

Internet
A Internet cresce a cada volta que a Terra dá ao Sol. Assim, os números mais recentes, segundo um relatório de janeiro de 2021, apontam para que existam 4,66 mil milhões de utilizadores na Internet.

Curiosamente, o mesmo relatório aponta para a existência de 5,22 mil milhões de utilizadores com dispositivos móveis (smartphone e telemóveis). Se no planeta existe, segundo estimativas de julho de 2020, uma população global 7,8 mil milhões de pessoas, então mais de metade do mundo está ligado.

É mais fácil entendermos os números de utilizadores da Internet, quando os números mostram que só nas redes sociais existem 4,2 mil milhões de utilizadores. Já se percebe onde estão as pessoas, verdade?

A Internet é cada vez mais o Santo Graal da vida das pessoas

A pandemia está a devastar uma geração e a marcar negativamente um planeta que ainda não se vê tão cedo livre desta doença. Contudo, a mudança de hábitos, forçou a que a Internet se tornasse cada vez mais preponderante na vida das pessoas. O online é agora o Santo Graal nos processos de trabalho, de aprendizagem e até de entretenimento.

O relatório mostra que em janeiro de 2021, a população mundial era de 7,83 mil milhões de pessoas. De acordo com um relatório da ONU, este número aumenta atualmente a uma taxa de 1% ao ano. Isso significa que, desde o início de 2020, a população global total aumentou em mais de 80 milhões de pessoas.

Atualmente, 5,22 mil milhões de pessoas em todo o mundo usam smartphones, o equivalente a 66,6% da população total mundial. Desde janeiro de 2020, o número de utilizadores de smartphones aumentou 1,8% (93 milhões), enquanto o número total de ligações móveis (pessoas com vários dispositivos) aumentou 0,9%, de 72 milhões para 8,02 mil milhões em janeiro deste ano.

Em janeiro de 2021, o número de pessoas que usam a Internet no mundo atingiu 4,66 mil milhões, um aumento de 316 milhões (7,3%) em relação ao período homólogo. Atualmente, a taxa de penetração global da Internet é de 59,5%. No entanto, o surto da COVID-19 teve um impacto significativo no número de utilizadores da Internet. Portanto, o número real pode ser maior.

Relativamente aos utilizadores da Internet em São Tomé e Príncipe, existiam 63,864 mil de utilizadores da Internet até setembro de 2020, que corresponde a 29.1 % dos 219,159 mil habitantes. Assim, é notório o aumento do número de utilizadores da Internet em São Tomé e Príncipe. Houve um crescimento de 53,264 mil utilizadores (+882%) entre 2000 – 2020. Até setembro de 2020, São Tomé e Príncipe tem mais de 58,400 de subscritores no Facebook.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, dados até setembro de 2020, a Angola com mais de 32 milhões de habitantes  lidera em número de utilizadores da Internet e de subscritores no Facebook (mais de 8 milhões de utilizadores da Internet e mais de 2 milhões de subscritores no Facebook), seguida a Moçambique com mais de 31 milhões de habitantes (mais de 6 milhões de utilizadores da Internet e mais de 2 milhões de subscritores no Facebook), Guiné-Equatorial com mais de 1 milhões de habitantes (mais de 350 mil de utilizadores da Internet e mais de 100 mil de subscritores no Facebook), Cabo Verde com mais de 555 mil de habitantes (mais de 352 mil de utilizadores da Internet e mais de 240 mil de subscritores no Facebook) e em último lugar a Guiné-Bissau com mais de 1 milhões de habitantes (mais de 250 mil de utilizadores da Internet e mais de 140 mil de subscritores no Facebook).

No que respeita ao continente africano, com mais de 1,3 bilhão de habitantes e uma densidade demográfica de 30 hab./km², existiam mais de 527 milhões de utilizadores da Internet até março de 2020.

Redes sociais são o vício do mundo

A pandemia relegou muitas pessoas para as suas casas e trouxe uma nova realidade ao trabalho e ao ensino. Aulas online, trabalho remoto e entretenimento forçado, justificam parte de uma nova realidade, mas as redes sociais, são que mais cresce.

Segundo os dados publicados, atualmente, existem 4,2 mil milhões de utilizadores de redes sociais em todo o mundo. Este número aumentou em 490 milhões nos últimos 12 meses, um aumento ano a ano de mais de 13%. O número de utilizadores das várias plataformas sociais agora representa mais de 53% da população global.

Em 2020, o número diário de novos utilizadores das redes sociais era de 1,3 milhões. Então, contas feitas, falamos em aproximadamente 155.000 novos utilizadores por segundo. Em termos de tempo gasto, o utilizador médio das redes sociais passa 2 horas e 25 minutos a navegar todos os dias. Em 2021, os utilizadores globais das redes sociais irão passar 3,7 biliões de horas a saltar nos perfis e nas páginas das redes sociais.

Veja aqui o artigo original publicado no Portal Pplware

Sobre o Autor

Karlley Frota

Karlley Frota é o fundador e Web Master do portal STP Digital, foi responsavel de Departamento de Marketing e Comunicação da Unitel São Tomé e Príncipe de (2014-2017), formado em Informática de Gestão, é especialista em Marketing Digital de Conteúdo, SEO e Redes Sociais.

error: O conteúdo está protegido!!