S. Tomé e Príncipe Sociedade

Jovem Santomense com bolsa no Brasil mas precisa de passagem aérea

Kicas de Deus Catarino, 20 anos, de uma família humilde e numerosa, passou no processo seletivo, e precisa de ajuda financeira para custear a passagem que permita-o chegar no Brasil e iniciar sua jornada.

Kicas de Deus Catarino, um jovem de 20 anos de idade, residente na Trindade, conseguiu, com muito esforço e dedicação, uma bolsa de estudos para estudar no Rio de Janeiro, Brasil. Esta bolsa foi adquirida através de uma inscrição feita no  IMAP-STP (Instituto Marítimo e Portuário de São Tomé e Príncipe), onde os alunos com média compreendida entre os 14 e 18 poderiam se candidatar.

Kicas ciente daquilo que quer e certo de que esta seria uma grande oportunidade de correr atrás dos seus sonhos, não mediu os esforços, tempo e dedicou-se muito no que concerne os testes de aprovação em que fora submetido juntamente com os outros concorrentes. Desta feita, ele conseguiu!

Kicas de Deus Catarino

Entretanto, Kicas corre contra o tempo. A sua passagem está marcada para o dia 27 de setembro do corrente ano, porém, ele precisa arcar com os custos da passagem que estão muito altos. Por causa da situação financeira em que se encontra o jovem apela por ajuda.

“Venho de uma família humilde. Minha mãe foi doméstica a vida toda. Em casa, somos cinco. Minha mãe, meus três irmãos e eu. A minha mãe criou-nos sozinha e por nós ela iria até o fim do mundo. Mas a medida em que fui crescendo percebi que precisava fazer algo por nós. Comecei por vender saldo a noite. Mesmo muito cansado depois das aulas e de ajudar em casa, lá estava eu na rua também a garantir o nosso sustento. No início foi difícil, mas com o tempo habituei-me. Tinha que ser. E quando soube desta oportunidade não pensei duas vezes. Quero dar uma vida melhor a minha mãe e aos meus irmãos. E eu sei que sou capaz. Eu posso. Mas o problema é o bilhete de passagem. Infelizmente a nossa situação financeira não nos favorece. Mas eu acredito em Deus e acredito que conseguirei. Por isso estou aqui”.

De forma a ajudá-lo a conseguir chegar à terra do grande visionário Padre Francisco de Assis, a intenção dos familiares e amigos é de iniciar a vaquinha. Por isso foi criada uma conta no BISTP em que pessoas de boa-fé que estejam dispostas em ajudar este jovem, possam fazer as suas contribuições. Pois o bilhete de passagem custa 1.441 USD.

Dados do Banco para as doações | Contacto do Kikas : +2399941577

Entre suas lutas e conquistas, Lucas de Deus sonha formar na área de eletrónica e mecânica.

“O nome já diz tudo. Mecatrónica para além combinar os conhecimentos em mecânica e eletrônica e tem tudo a ver com o momento transformador que as indústrias têm vivenciado, apesar que STP ainda é um embrião nesta área. E São Tomé e Príncipe precisa disso. Hoje, praticamente tudo é automatizado. Parece sonhar alto demais, não é? Mas a minha fé diz que não. Somos grandes. Temos muito que aproveitar neste país. O caminho pode ser longo, o processo doloroso, mas a meta seria satisfatória. Quero estudar. Quero dar o meu contributo”.

Para alguns, para “ser feliz” é aprender a viver com o que se tem, ser agradecido e viver próximo à natureza, respirar ar puro e servir à comunidade. Para outros, “ser feliz” pode ser ter o carro do ano e viajar e por ai. É relativo. E não tem certo ou errado. Tem o que funciona pra cada um de nós. Mas existe, sim, um elemento que é imprescindível para a felicidade autêntica: o senso de contribuição e legado. E isso é para todos, sem exceção. E o jovem Kicas, tem isso bem presente na sua mente. Quando percebemos que existe um sentido maior por trás de tudo que queremos realizar, a tendência é que nossos níveis de realização pessoal aumentem significativamente.

Boa sorte Kicas!

Sobre o Autor

Vivalda Prazeres

error: O conteúdo está protegido!!