África Política

São Tomé e Príncipe e Gabão assinam acordo de isenção de vistos

Vistos

A Ministra dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidades, Edite Ten Jua e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão, Michael Moussa-Adamo assinaram hoje em Libreville, o Acordo de Isenção de Vistos entre São Tomé e Príncipe e o Gabão.

Este  acordo de Isenção de Vistos acordo vem facilitar a mobilidade entre os cidadãos de ambos países e abrange passaportes Diplomáticos, de Serviço e Ordinários.

O Gabão é o país geograficamente mais próximo de São Tomé e Príncipe, e tem uma comunidade santomense grande.

É de ressaltar que o Gabão foi refúgio para os antigos independentistas Santomenses incorporados no Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), onde prepararam a luta anti-colonial, que culminou na Independência nacional em 12 de Julho de 1975.

Recorde-se que a ligação aérea entre os países está suspensa desde Março do ano corrente. A companhia aérea gabonesa, Afrijet, que assegurava a ligação entre os dois países e permitia a ligação com vários países do continente, operando dois voos semanais entre São Tomé, Libreville e Doula.

Após apreensão de uma das suas aeronaves, a Afrijet suspendeu os voos para São Tomé mencionando um “clima operacional deteriorado e hostil”.  A Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ENASA) anunciou em Março, a retenção, nas instalações do Aeroporto Internacional de São Tomé, de um avião da Afrijet por falta de pagamento das dívidas acumuladas com a empresa em mais de 200 mil Dólares.

Sobre o Autor

Redação

Diário Digital generalista, que prima pelo jornalismo exigente e de qualidade, orientado por critérios de rigor, isenção e criatividade editorial. Acreditamos que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!