A Ministra dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidades, Edite Ten Jua e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão, Michael Moussa-Adamo assinaram hoje em Libreville, o Acordo de Isenção de Vistos entre São Tomé e Príncipe e o Gabão.
Este acordo de Isenção de Vistos acordo vem facilitar a mobilidade entre os cidadãos de ambos países e abrange passaportes Diplomáticos, de Serviço e Ordinários.
O Gabão é o país geograficamente mais próximo de São Tomé e Príncipe, e tem uma comunidade santomense grande.
É de ressaltar que o Gabão foi refúgio para os antigos independentistas Santomenses incorporados no Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), onde prepararam a luta anti-colonial, que culminou na Independência nacional em 12 de Julho de 1975.
Recorde-se que a ligação aérea entre os países está suspensa desde Março do ano corrente. A companhia aérea gabonesa, Afrijet, que assegurava a ligação entre os dois países e permitia a ligação com vários países do continente, operando dois voos semanais entre São Tomé, Libreville e Doula.
Após apreensão de uma das suas aeronaves, a Afrijet suspendeu os voos para São Tomé mencionando um “clima operacional deteriorado e hostil”. A Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ENASA) anunciou em Março, a retenção, nas instalações do Aeroporto Internacional de São Tomé, de um avião da Afrijet por falta de pagamento das dívidas acumuladas com a empresa em mais de 200 mil Dólares.
Add Comentário