A estudante de Direito, Joselaica das Neves é a grande vencedora da categoria feminina do concurso de canto Vozes d’Obô. Conhecida artisticamente por JB das Neves, a jovem de 18 anos contou ao STP Digital que o seu maior hobby é a música, além de desenhar e ler livros.
A paixão de Joselaica das Neves pela música surgiu quando ainda era pequena. Apesar da sua timidez, aos 8 anos começou a cantar em casa e na Igreja, onde cantava louvores.
Aos 15 anos, começou a explorar outros estilos musicais como o pop da cantora Lady Gaga e Beyoncé Knowles, e o Sertanejo brasileiro de Paula Fernandes. A nível nacional a sua referência musical sempre foi o cantor Leo Boca Copo, embora a sua prioridade e estilo musical favorito é até então o Gospel (Louvor).
O amor pela música e a vontade de aprender mais sobre o canto, fez com que a jovem cantora se inscrevesse no concurso Vozes d´Obô.
“Fiquei a saber do concurso através de um amigo, e decidi inscrever-me com o intuito de aprender, para ajudar na minha carreira musical”
Logo após as audições, Joselaica foi uma das selecionadas para completar o Top 24. Semana após semana, foi mostrando a sua evolução durante as formações sob a mentoria do músico Filipe Santo, da maestrina Anastácia Carvalho, e do coreógrafo Tanyel Viegas.
“As formações foram muito boas porque eu adquiri mais conhecimento na música.”
Para ela, foi também um desafio por causa do trabalho.
“Chegava a dormir 2h da manhã porque tinha que ensaiar as músicas. Mas quando temos um sonho, esforçamo-nos para conseguir realizá-lo.”
Ainda sobre a formação, Joselaica disse que os seus mentores eram pessoas que tinham muito conhecimento musical.
“Aprendi muito com eles. E hoje já não me vejo da maneira que me via antes.”
Outros desafios foram as músicas em língua nacional, a falta de tempo para acompanhar as formações, as chuvas que se fizeram sentir no decorrer das semanas e acima de tudo a competição com os outros concorrentes.
Joselaica disse que os seus colegas têm muito talento:“Quando tive o contato com todos pela primeira vez, eu senti que não tinha voz, e que eles tinham mais talento que eu. Mas no final das contas todos temos talento”. A forte competição entre os concorrentes não impediu que surgisse entre eles amizade que a Joselaica aprecia muito.
As convicções que a jovem cantora tinha de poder ser vencedora foi se desvanecendo nas vésperas da Gala Final. Mas ainda assim o esforço, dedicação, empenho e talento fizeram-se sentir no palco da Grande Final do Vozes d´Obô, tornando-a assim a voz feminina Vencedora.
“Eu fiquei surpresa, mas também muito feliz quando anunciaram que eu era a vencedora.”
Ainda segundo a vencedora do Vozes d´Obô, o sonho não para por aqui.
“Vou continuar a carreira musical e pretendo ser uma pessoa com muito conhecimento na música, ter sucesso, ser famosa e ajudar na divulgação da música nacional.”
Joselaica deixa ainda uma mensagem aos jovens santomenses: “não tenham receio de correr atrás dos vossos sonhos, e sempre que surgir oportunidade apostem e tentem a sorte”.